quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Fim da Inocência Vol I e II: Francisco Salgueiro

Livros lidos para o projecto #lerosnossos


O Fim da Inocência O Fim da Inocência 2
Título: O Fim da Inocência Vol I e II
Autor: Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do Livro
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads O Fim da Inocência I aqui
Ficha do Goodreads O Fim da Inocência II aqui


Dois livros de não-ficção, com as histórias verídicas de Inês (O Fim da Inocência 1)  e Gonçalo (O Fim da Inocência 2) . Dois jovens, com vidas aparentemente perfeitas, da classe média-alta, mas que se envolvem com álcool, drogas e sexo.
Com uma linguagem directa e muitas vezes "ordinária", e cenas muito explícitas, são dois livros que poderão "chocar" alguns leitores, mas acho que lhe devem dar uma hipótese, pois são verdadeiros "abre-olhos" da vida dos jovens e dos perigos que os rodeiam.
Não digo que quer a Inês, quer o Gonçalo, sejam o retrato de todos os adolescentes mas a verdade é que as suas histórias são verdadeiramente assustadoras. Jovens que muito cedo iniciam a sua vida sexual, sem qualquer preocupação de doenças sexualmente transmissíveis. Jovens que começam a frequentar a noite e todos os seus excessos, como álcool e drogas.
Mostra-nos ainda como se consegue facilmente passar de uma pessoa "certinha" para o outro extremo, com a vontade de se sentir "igual aos outros" e de descobrir novas sensações.
São situações tão assustadoras, tão preocupantes que às vezes me "esquecia" que eram relatos reais. É sem dúvida assustador perceber a facilidade e a forma banal como os jovens encaram as coisas e em como querem "crescer mais rapidamente".
Não são livros fáceis de ler mas recomendo que o façam. leiam, mas com uma mente aberta. É um alerta, quer para os pais mas também para os jovens.



4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Quero muito, mas muito ler este livros. Já há muito tempo!! Já me falaram bem deste autor.
    Espero ler em breve. Fico contente por teres gostado.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      São livros fortes mas que valem mesmo muito a pena serem lidos. Vais ficar muito impressionada. Quando leres, depois diz o que achaste ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Não conhecia estes livros, mas desde que vi a tua opinião que fiquei com imensa vontade de os ler, parecem bem fortes, como eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      São bem fortes mas valem a pena serem lidos. São muito actuais!
      Beijinhos

      Eliminar