sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Não Digas Nada: Mary Kubica

Não Digas Nada
Título: Não Digas Nada
Autor: Mary Kubica
Editora: TopSeller
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Há muito que tinha curiosidade nos livros de Mary Kubica e a minha querida amiga Isa do blogue Jardim de Mil Histórias ofereceu-me este livro no meu aniversário.

Apenas sabia o que consta na sinopse. Mia é uma jovem mulher, filha de um juiz de sucesso e que sempre lutou para ter uma vida mais normal, afastada da vida dos pais. Até que, certa noite, Mia desaparece.
A história é-nos contada por três narradores: Eve Dennett, mãe de Mia; Gabe Hoffman, detective encarregue do caso e Colin Thatcher, raptor de Mia; e alternada entre o durante e após o rapto. Apesar destes saltos, quer temporais, quer de narração, não achei o livro o confuso, pois cada capítulo está devidamente identificado. Os capítulos são curtos, o que nos permite ir sempre avançando a um bom ritmo.
A acção começa a desenrolar-se logo no início do livro, mantendo-nos na expectativa de saber o que se passou, apesar de o ritmo abrandar, o clima de tensão está sempre presente. Apesar de não haver grandes mistérios para descobrir, senti aquele clima de suspense e tensão, em relação ao que estava a acontecer a Mia. Quem seria o verdadeiro culpado e porquê?
Gostei bastante, quer da história, quer da forma como a Mary Kubica a construiu. Achei as personagens muito credíveis, cada uma com a sua personalidade. E aos poucos, vamos tentando encaixar as peças e desvendar o rapto.
Para mim, um dos pontos altos do livro é o perfil psicológico de Mia e Colin, estão bem caracterizadas e são multi-dimensionais. Colin, um homem duro e com um passado algo obscuro, mas em que acabamos por descobrir que é um homem que tem várias camadas. Mia é algo frágil, que sente que não "encaixa".
Apenas senti falta de termos, durante o livro, o ponto de vista de Mia, mas no final percebemos a opção da Mary Kubica.
E aquele final? Apanhou-me completamente desprevenida e surpreendeu-me bastante.

6 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro...e concordo contigo em relação às personagens, estão bem caracterizadas! E também me faltou o ponto de vista da Mia...mas percebe-se porquê!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Exactamente. É bom saber que há pessoas que partilham a nossa opinião =)

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Também tenho imensa curiosidade para ler algo da autora, e este parece mesmo valer a pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu gostei mesmo bastante! Acho que és capaz de gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Que bom que gostaste! Fiquei muito feliz por saber isso. É tão bom quando acertamos em cheio ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Muito obrigada, minha querida. Foi mesmo uma excelente leitura. Acertaste mesmo =)
      Beijinhos

      Eliminar