sábado, 3 de dezembro de 2016

Peónia Vermelha: André de Oliveira

Mais um livro lido para o projecto #lerosnossos

Peónia Vermelha
Título: Peónia Vermelha
Autor: André de Oliveira
Editora: Chiado Editora
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Vi este livro a ser falado na internet (não me lembro quem, desculpem) e acabei por ler a sinopse e acabou por me despertar a curiosidade. Afinal de contas, gosto muito de thrillers e este tinha uma premissa bem interessante. Assim sendo, e como o blogue tem parceria com a Chiado Editora, decidi pedi-lo para ler e dar a minha opinião.

Vou começar por vos falar um pouco na premissa.
A nossa protagonista é Chi Shao, uma misteriosa chinesa, que se encontra em Portugal para tentar fazer justiça de algo que lhe aconteceu há 20 anos. Paralelamente, na China, várias mulheres são encontradas com graves problemas de saúde, acabando por morrer, por causa de um medicamento de está a ser testado. E temos ainda o envolvimento do Presidente da Comissão Europeia.

Como não ficar interessada? Um medicamento em teste que leva à morte? Que misteriosa missão é a da Chi Shao. Qual é o envolvimento do Presidente da Comissão Europeia?
Talvez tenha colocado as minhas expectativas muito lá no alto, quer por ser um thriller, quer pela forma como a sinopse despertou a minha curiosidade. Mas a verdade, é que o livro não me agradou como gostaria. E porquê? Porque algumas coisas me irritaram e não fui capaz de me abstrair disso.

Mas então, Tita, o que te irritou assim tanto?
Primeiro, a escolha dos nomes. Sim, os nomes. A grande maioria das personagens portuguesas têm 3 ou mais nomes. E praticamente todas as vezes que são mencionados, "levamos" com esses 3 nomes. Até mesmo entre duas personagens que são irmãos, quando falam no outro, ou até mesmo na lista de contactos do telemóvel do irmão, qual é o nome? Isso mesmo, os 3 nomes da personagem. Pareceu-me algo muito forçado e uma tentativa de "forçar" o leitor a perceber que são personagens ricas e "de bem". Eu percebo que em algumas situações faria sentido, mas praticamente todas as vezes e praticamente todas as personagens, pareceu-me mesmo muito forçado.
Segundo, Beijing e não Pequim. Confesso que não gostei de ver, num livro de um autor português, não utilizar o nome português para a cidade.
Terceiro, alguma repetição de ideias/pequenas conversas ao longo do livro, muitas vezes no próprio capítulo.
Por último mas, diria até o mais importante, erros ortográficos, para além de algumas "trocas de letras". É certo que não são tantos como já encontrei em outros livros da Chiado Editora mas a verdade é que eles existem. Como o, infelizmente já habitual, "Há anos atrás" mas ainda o "trás" em vez de "traz" ou ainda "colatra". Para mim, este tipo de erros ortográficos, "mancham" sempre a leitura, ainda para mais, num autor português.

Apesar de tudo o que referi, a história tem bastante ritmo e vai fluindo bastante bem, apesar do tamanho do livro. Se bem que, achei que algumas partes poderiam ter sido "cortadas", mas lá está, é um gosto pessoal.
Gostei de o André de Oliveira nos ter feito "viajar" até à China e que nos desse a conhecer, um pouco da cultura chinesa.

Muito provavelmente, estou a ser picuinhas a mais, mas realmente, não me consegui afastar da sensação de "irritação" que tive logo no início. No entanto, este é o romance de estreia do autor e julgo que o André de Oliveira tem potencial para melhorar, pois apesar "dos contras", conseguiu manter-me agarrada até ao final.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita,

    Tenho este livro para ler... A tua opinião já me fez baixar as expetativas.
    Vamos lá ver o que acho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Até pode ser que tu gostes mais do que eu. Eu é que realmente não consegui ultrapassar a "irritação" inicial.
      Fico à espera da tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tit,
    Ohhh que chatice. Também tenho este livro para ler, mas agora tenho pouca vontade :(
    É chato quando isso acontece.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Se já o tens para ler, então o melhor, é baixares as expectativas. Quem sabe, até pode ser que a ti, não te irrite tanto.
      Depois diz o que achaste.
      Beijinhos

      Eliminar