terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Reencontro com o Amor: Luísa da Silva Diniz

Reencontro com o amor
Título: Reencontro com o Amor
Autor: Luísa da Silva Diniz
Editora: Chiado Editora
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar de, normalmente, não gostar muito de romances românticos, decidi aceitar a proposta da Chiado Editora e ler este livro, pois já cheguei a ser surpreendida pela positiva. Infelizmente, não foi este o caso.
Este é uma história com uma forte componente de romance. Rita Saraiva, de 24 anos, regressa a Portugal após 12 anos de ausência e reencontra João Santos, um amigo da sua adolescência, 4 anos mais velho e com quem tinha trocado o seu primeiro beijo.
Não sei bem por onde começar e nem quero ser injusta com a autora, mas realmente não foi uma história que me cativasse.
Achei a reaproximação e consequente relação de Rita e João muito instantânea. É certo que eles já nutriam uma paixão da adolescência mas, só trocaram um beijo e estiveram sem contacto durante 12 anos. E em 12 anos, as pessoas mudam, principalmente após a adolescência. Para mim, uma aproximação mais gradual teria parecido mais real.
Outro aspecto que também não me convenceu, foi o sucesso profissional das personagens. Estão todas entre os 24-28 anos, e são empresários de sucessos, não só nacional mas também internacional, e com vidas quase de luxo. Não sei, mas não me pareceu tão credível assim, principalmente face à situação actual do país.
Tendo em conta estes dois aspectos, não consegui simpatizar com as personagens principais. João, é tal como Rita lhe chama "homem das cavernas", demasiado ciumento e controlador para o meu gosto. E Rita, que esconde um trauma que a faz afastar-se das pessoas. Trauma esse que também não me convenceu o suficiente nem sequer a sua relutância em confiar, afinal de contas, para mim, envolveu-se demasiado rápido com João, o que não me pareceu credível.
Quanto à escrita, é simples, bastante fluída e posso dizer que é quase "limpa" mas infelizmente ainda encontrei, pelo que me recordo, um erro ortográfico, "beje" em vez de "bege".
A autora tentou também introduzir umas personagens mais "malvadas" para tentar dar um pouco mais de drama ao enredo, mas gostava que tivessem sido mais desenvolvidas.

Posso estar a ser injusta mas realmente a história, não é de todo, dentro do género que goste e talvez por isso, não me consiga distanciar dos aspectos que não me convenceram.
Julgo que é uma boa história para quem gosta de romances cor-de-rosa, daquelas mais melosas.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário