quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Livro e Filme: O Leitor

O Livro

O Leitor
Título: O Leitor
Autor: Bernhard Schlink
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este era daqueles livro que não tinha grande curiosidade em ler mas aqui há uns tempos vi a opinião da Dora e despertou-me algum interesse.
Michael Berg é uma jovem de 15 anos que inicia uma relação com Hanna Schmitz, 21 anos mais velha. Ao longo desta relação, criam um ritual: primeiro tomam banho, depois Michael lê para Hanna e por fim fazem sexo. Mas esta relação, termina abrupta, quando Hanna desaparece subitamente.
Passado alguns anos, Michael está a acompanhar um julgamento de ex-guardas, femininas, dos campos de concentração e eis que uma das mulheres é Hanna.
Para já, não considero que seja uma história de amor. Vi Hanna como uma mulher fria e manipuladora, que se aproveitou de um jovem, que acabou por marcar a vida de Michael. É certo que achei que Michael amava Hanna e que, na altura, sentiu-se mais confiante. E fiquei com a sensação que esta relação lhe causou alguns danos emocionais. Achei ainda o segredo de Hanna demasiado previsível.
Gostei do tipo de escrita, muito pessoal e sentimental. A forma como Michael nos dá a conhecer as suas emoções, como nos descreve o que lhe acontece. Mas realmente, em termos de história, não me agradou.
Julguei que fosse um livro que falasse mais sobre o holocausto, nomeadamente do ponto de vista alemão e dos guardas, mas achei também que abordou o assunto de forma muito superficial. Percebo que o objectivo foi explorar a relação da Hanna e do Michael, mas poderia ter sido um assunto mais desenvolvida.
Apesar de ser um livro pequeno e que se lê rapidamente, ao longo de praticamente toda a história, não senti qualquer emoção, apenas o final me surpreendeu.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72




O Filme



Ficha do IMBd aqui

Depois de ter lido o livro resolvi ver o filme pois tinha a sensação que seria um daqueles exemplos que resultaria melhor do que em livro.


Muito fiel ao livro, mas que explora mais o Michael adulto, nomeadamente a relação sua com a filha.
Uma actuação fantástica de Kate Winselt que se entrega de corpo e alma, brilhando em todas as cenas.
Mesmo já conhecendo a história, consegui sentir mais emoção no filme.
Gostei muito mais do filme, quer da forma como o julgamento foi representado e todas as questões levantadas, como também das cenas das cassetes que Hanna recebe, e a sua aprendizagem.

Um excelente exemplo em que o filme é melhor do que o livro.


Filme visto para o projecto #Hol72

4 comentários:

  1. Olá, Tita!

    Já vi o filme e adorei.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Túlio,
      Eu gostei mais do filme do que do livro. Kate Winselt está fabulosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Nunca li o livro, mas já vi o filme e gostei muito.
    Mas confesso que já não me lembro bem dele. Acho que vou rever quando puder (só não sei quando pois tenho imensos filmes novos para ver :))) enfim...)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Achei que esta história resultou melhor em filme do que em livro.
      Percebo-te perfeitamente. Também tenho uma lista enorme de filmes que gostava de ver =D
      Beijinhos

      Eliminar