segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O Escultor: Carina Rosa


O Escultor
Título: O Escultor
Autor: Carina Rosa
Editora: Coolbooks
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Tinha muitas expectativas com este novo livro da Carina Rosa, pois tenho acompanhado o seu trabalho com bastante interesse. E sendo este um livro, que se estava classificado como thriller, a curiosidade ainda era maior, pois gostava também de perceber como é que a Carina se tinha comportado num registo mais afastado dos romances românticos. Mas, e tal como a sinopse refere... "O escultor é um thriller tão obscuro quanto inesperadamente romântico." Por isso, esperava também algum romance.

Mariana é uma galerista de sucesso e que vive para o trabalho mas,após uma exposição, encontra um bilhete anónimo, a ameaça-la e também a sua colega de casa, Alice. Mariana acaba por não dar importância às mensagens do Escultor, até ao dia em que Alice é raptada. Paralelamente, Mariana sofre também uma experiência traumática, que vai tentar esconder a todo o custo.
Temos também Pedro, um escultor e antigo professor de Mariana e para o qual esta trabalha e ainda André, o inspector da PJ que está encarregue dos casos de mulheres loiras, que desaparecem misteriosamente, como também do caso de Alice.

A história inicia-se com um capítulo muito intenso e que nos deixa logo muito curiosos. No entanto, senti que a história tinha romance e algumas cenas eróticas, desnecessárias pois acabo por preferir livros menos românticos. Confesso também, que a dinâmica do par romântico, Mariana e André, também não me convenceu, pareceu-me uma aproximação algo forçada e apenas uma atracção física. Para mim, teria funcionado melhor se André tivesse sido apenas o papel de investigador.
No que respeita a personagens, excepto a do Escultor, nenhuma das outras me cativou, nem as masculinas. Não gostei particularmente de Mariana, nem percebi muito bem o porquê de esconder à polícia o que lhe tinha acontecido, nem algumas das suas atitudes. Achei interessante a relação de amizade entre Mariana e Alice, e em como duas personalidades tão diferentes conseguem criar um forte elo.
Mas, o ponto forte é, sem dúvida, o "Escultor" que para mim, é a melhor personagem do livro. A sua loucura, a sua obsessão, a forma como nos consegue, a nós leitores, fazer sentir medo. Uma mente doentia.

Infelizmente as minhas suspeitas confirmaram-se demasiado cedo e julgo que a história teria ficado a ganhar, se a autora tivesse mantido o suspense, em torno do Escultor, mais até ao final. Mas mesmo assim, foi uma leitura muito boa, principalmente nos capítulos dedicados ao Escultor, que nos consegue fazer suster a respiração e arrepiar com o seu comportamento e lado negro.

Um thriller romântico e que recomendo para quem gosta, quer de histórias mais negras mas também de romance.



Carina Rosa é uma jovem autora portuguesa com muito potencial, e que ao longo dos seus livros e contos, nos tem mostrado, que apesar de preferir histórias românticas, gosta de ir experimentando outros géneros.
Para quando um livro sem romance, um verdadeiro thriller, como já tivemos um "cheirinho" no conto Olhos de Vidro; e também um romance histórico? Fica o "desafio" ;)

8 comentários:

  1. Opá, thriller romântico? Já me passou a vontade de ler :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem uma componente romântica e foi a parte que gostei menos. Mas, a personagem, O Escultor, é muito boa e merece uma oportunidade ;)

      Eliminar
  2. Olá Tita,

    Consigo perceber aquilo que menos te agradou no livro, mas fico muito, muito contente por teres gostado do Escultor. É uma personagem muito bem conseguida por parte da Carina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Realmente, os romances não são muito a minha onda mas sim, O Escultor, é uma personagem excelente e poderosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Eu até gosto de romances, por isso até acho que iria gostar eheh. Mas tenho mesmo é de ler algo desta autora, nem que seja um conto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que é um livro dentro do teu género.
      Experimenta ler os contos que a Carina disponibiliza gratuitamente, aqui https://www.smashwords.com/profile/view/CarinaRosa .
      Eu já li todos. O de Natal é bastante fofinho mas o meu preferido é Olhos de Vidro, mas não tem romance ;) Os outros sim. Experimenta ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita,
    Pois...nunca li nada da Carina Rosa. É uma autora que já muito ouvi falar, mas nunca li nada dela.
    Este livro parece interessante, pois adoro o género. Acho que vou começar por este.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Tens que dar uma oportunidade à Carina, nem que seja um dos contos.
      Já sabes, se quiseres, é só dizeres ;)
      Beijinhos

      Eliminar