segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mors Tua, Vita Mea: A Tua Morte, A Minha Vida: Vanessa Santos

Mors Tua, Vita Mea: A Tua Morte, A Minha Vida
Título: Mors Tua, Vita Mea: A Tua Morte, A Minha Vida
Autor: Vanessa Santos
Editora: Chiado Editora
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

No final de Dezembro fui contactada pela autora, através da página de facebook do blogue, que me convidou a ler o seu livro. A Vanessa, alertou-me logo que o livro pecava na revisão, o que infelizmente é já uma constante nos livros desta editora. Mas ainda assim, decidi dar uma oportunidade ao livro e solicitei um exemplar à Chiado Editora.

Começando efectivamente pelo aspecto que a Vanessa me tinha mencionado, a revisão.
Iniciei a leitura, já preparada para encontrar alguns erros ortográficos mas nunca pensei encontrar tantos erros, alguns deles,  bem básicos. É algo que me faz muita confusão e que me quebra bastante o prazer da leitura. Alguns dos erros seriam detectados pelo Word e seriam, assim evitados.
Quero falar também na estrutura física/formatação, não sei bem como se chama.
Para já, fiquei com a sensação que a autora teria a intenção de fazer dois livros e depois optou por colocar tudo num único volume. E porquê? Porque, mais ou menos a meio, temos um epílogo, um prólogo e uma parte II. Até percebo a opção de dividir a história em duas partes mas um epílogo e um prólogo a meio?? Não e não!
Também em termos de formatação, na segunda parte, mais nos últimos capítulos, ficou a faltar algum espaçamento entre mudança de cenas, de modo a não confundir o leitor.
Tenho também que falar no tamanho do capítulo I da primeiro parte. É gigante! Inicia na página 15 e só termina na 248. Eu sei que nesta parte temos os tais espaçamentos em mudança de cenas mas um capítulo com mais de 200 páginas, na minha opinião, acho que não resulta.

Mas passemos então à história propriamente dita.

A nossa protagonista é Sara, uma jovem adulta, que trabalha numa livraria, de seu nome Biblioteca, que é sempre aberta e fechada pelo seu chefe. Até que um dia, o seu chefe lhe pede para ir abrir a livraria mas, quando Sara chega depara-se com uma cena de crime e a sua vida nunca mais será a mesma.

Posso dizer que gostei do enredo da primeira parte, com um ar mais à thriller/policial/acção, e com um livro especial à mistura.
Achei engraçada a personalidade de Sara, muito distraída e que dá um toque mais alegre e divertido à história, apesar de nem sempre ter gostado dos comentários/pensamentos dela.
Mas, a partir da segunda parte, a história ficou muito "à filme", com tanta coisa a acontecer à Sara. E, para mim, não funcionou. Eu percebo a vontade de vingança das tais personagens mas com aqueles intervalos de tempo? Hum, não me pareceu muito convincente.
Também não gostei do romance. Eu sei, eu sei, não sou a maior adepta de romances mas, neste caso achei mesmo demasiado instantâneo e muito "amor à primeira vista".
No entanto, posso dizer que o final me surpreendeu. Não pelo "cabecilha", pois desconfiei da personagem quando esta apareceu numa outra loja e na parte final temos algumas dicas no texto que me convenceram que tinha razão. Mas surpreendeu-me muito o final das personagens Sara e Cláudio e, para mim, foram um aspecto positivo e que trouxe mais realidade à história.

Foi mesmo um livro que não me agradou muito. Primeiro pela quantidade de erros, como também as questões de formatação. Mas a segunda parte, não me convenceu mesmo.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Realmente não dá para entender a revisão (ou melhor, a falta dela) nos livros desta editora. A constante de erros é algo que "corta" bastante a leitura.
    Pena que a segunda parte não te tenha convencido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Isto acontece pois a editora não tem o serviço de revisão. E concordo contigo, é algo que prejudica a leitura.
      Beijinhos

      Eliminar