sexta-feira, 31 de março de 2017

A Arca: Victoria Hislop


A Arca
Título: A Arca
Autor: Victoria Hislop
Editora: Civilização Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Livro lido para o projecto #marçofeminino

Li os outros dois livros anteriores da autora já há alguns anos e apesar de não me recordar de grande coisa, tenho ideia que gostei bastante de A Ilha, que se passava na Grécia e não tanto de O Regresso, que se não estou em erro focava-se no período da guerra civil espanhola. Em A Arca, a autora regressa à Grécia, nomeadamente à pequena cidade de Tessalonica.
Pela sinopse poderemos pensar que a história vai saltitando entre 2007 e 1917 mas na realidade o ano de 2007 serve apenas de rampa de lançamento do livro e onde o casal Komninos começa a contar a sua história ao seu neto Mitsos . Assim, viajamos desde 1917 e ao longo de 90 anos de história da cidade grega de Tessalonica e pela vida de Dimitri e Katerina. E este é um dos pontos que mais me agradou no livro, a forma como a autora interligou a vida dos personagens com a própria cidade grega. Tessalonica era uma cidade pequena mas cosmopolita e em que a população é composta por cristãos, judeus e muçulmanos. No entanto, ao longos destes 90 anos, a cidade é marcada por várias guerras e que alteraram a vida da sua população. Gostei bastante da forma como Victoria Hislop me foi relatando os acontecimentos que marcaram a Grécia, sem me fazer sentir que estava a "despejar informação". Adorei o modo, como vamos conhecendo a história da Grécia e como todas as guerras marcaram e influenciaram a vida da população.
Também as personagens são muito interessantes e que nos dão uma boa visão das diferentes classes sociais, tornando a leitura prazeirosa, no entanto não me consegui ligar emocionalmente com as personagens.
A escrita é também muito envolvente e a autora consegue-nos, com as suas descrições, fazer viajar até à Grécia e à vida de cada uma das personagens mas o foco principal do livro é a própria cidade de Tessalonica e não as personagens.
Foi uma excelente leitura e que recomendo para quem gosta de romances históricos.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Parece-me uma excelente sugestão. Nunca li nada da autora, mas parece interessante. Um dia tento ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Dos três que li, o que mais gostei foi A Ilha mas este também é interessante. Quando quiseres, já sabes ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Imperdoável tenho todos os livros desta escritora mas nunca li nenhum.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Então tens mesmo que lhe dar uma oportunidade. Recomendo-te principalmente, A Ilha, pois é o meu preferido é A Ilha.
      Beijinhos

      Eliminar