quinta-feira, 20 de abril de 2017

Como Leio Blogues?


Poderão estar a estranhar a pergunta do título do post e em que a resposta mais óbvia seria algo do género "entras num determinado blogue e lês". Mas não, a verdade é que já há vários anos que apenas visito blogues para os comentar.


Mas então como fazes? 
Simples. Uso o Feedly.
O Feedly é uma ferramenta, super prática, onde podemos agregar vários blogues, classifica-los por categorias e seguir as suas publicações.

E porque comecei a usar o Feedly?
Porque o Google Reader terminou.
Sim, é verdade. Ainda antes de usar o Feedly, usava o Google Reader, que funcionava da mesma forma. Tinha até a vantagem, de nos blogues pertencentes ao Blogspot, quando se clicava no botão "Seguir blogue" ele aparecia logo no Google Reader. E dava também para pesquisar assuntos nos posts guardados.



A grande vantagem deste tipo de aplicações é juntar todas as publicações de todos os blogues que sigo, num único local, sem ter que andar a visitar individualmente cada um.
É certo que os blogues "perdem" visitas mas, tal como já referi, sempre que leio um post no Feedly que quero comentar, marco-o como "Read Later" para comentar depois, ou clico directamente no título e sou reencaminhada para o blogue.



E como colocar os blogues no Feedly?
Existem várias maneiras.
Directamente pelo Feedly, no campo "Search", colar o link do blogue e fazer "Follow".
Nos blogues que tenham a opção Feeds, clicar e depois escolher a subscrição pelo Feedly.
Em alguns blogues (não sei porquê mas não aparece em todos) no fundo do ecrã, no lado direito, aparece o botão do Feeldy, basta clicar e depois no sinal "+" para adicionar o blogue.
Sempre que seguem um novo blogue/site, podem classifica-los em categorias.
No meu caso, e apesar de os ter organizado em vários categorias, acabo por os ler através do "All".

E no smartphone?
Não se preocupem que o Feedly tem também uma app para smartphones que funciona muitíssimo bem.




É certo que, muito provavelmente, não conhecerei todas as funcionalidades do Feedly mas é uma app que me satisfaz bastante e que não vivo sem ela.
O que gostaria que fosse melhor? Talvez a parte de organizar as categorias e os respectivos links. Dá para editar mas é um pouco trabalhoso demais =P Também gostava de conseguir pesquisar determinado assunto ou tema nos itens guardados, tal como fazia no Google Reader, mas desconheço se tal opção está disponível na versão free.



Já conheciam o Feedly?
Ficaram curiosos?
Como costumam acompanhar os blogues?

6 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Para variar, eu não conhecia a aplicação, mas fiquei curiosa :D simplifica algum trabalho... Se um blog de que gosto não for Blogspot tenho de o subscrever, e depois faz-me alguma confusão ter a caixa de e-mail cheia de mensagens...
    Obrigada por apresentares a app :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Su,
      Então tens mesmo que experimentar!
      É uma app que junta tudo e simplifica imenso. Uso há anos e já não vivo sem ela.
      Experimenta e depois diz-me o que achaste ;) E se tiveres alguma dúvida, diz, que eu ajudo no que souber =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Já me tinhas falado nesta aplicação. Mas ainda não tive oportunidade de explorar melhor.
    Agora com esta tua explicação vou ver se gosto :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Também uso o feedly, exactamente por o Google Reader ter deixado de existir! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Tita, obrigado pela dica, gosto de seguir blogs, mas depois perco-me porque não sabia como os agrupar num só sítio para ter logo acesso aos mesmos...
    Já estou a testar a app e o teu blog foi o primeiro a ser adicionado ;) Só tem um contra, eu e o inglês não nos damos muito bem, então tenho de ir testando as funcionalidades para ver como elas trabalham:P
    Beijokas e mais uma vez obrigado :*

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que isto existia!
    Vou experimentar :)

    ResponderEliminar