domingo, 23 de abril de 2017

Mini-Opiniões #11

Leituras para o projecto da Mafalda #Abrilcontosmil


A mulher que matou os peixes
Título: A Mulher que Matou os Peixes
Autor: Clarice Lispector
Classificação: 4 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui

A autora inicia a história logo a confessar o seu "crime", mas sem querer. E para nos explicar como é que acabou por matar os peixes, Clarice começa por nos contar o seu amor pelos bichos e sobre todos os bichos que já teve.
A escrita simples mas directa e sentimos que a autora está a falar directamente connosco. Mas com um tom mais sentimental, principalmente quando aborda a dor da perda.



Quase de Verdade
Título: Quase de Verdade
Autor: Clarice Lispector
Classificação: 3 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui

Este é um livro infantil, em que a história é narrada pelo cachorro Ulisses, sobre umas galinhas, num terreno vizinho e com uma figueira que não dá figos.
Gostei da escrita, uma vez mais, simples e directa mas a história não me agradou muito. Não sei se está relacionado pelo facto de ser uma história infantil e algo "estranha".

Apesar de este último livro/conto não me ter cativado tanto, continuo com vontade de ler mais da autora pois gosto bastante do estilo de escrita da autora.



Maria Não Me Mates Que Sou Tua Mãe
Título: Maria Não Me Mates Que Sou Tua Mãe
Autor: Camilo Castelo Branco
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este conto foi uma boa surpresa. Gostei do modo como Camilo Castelo Branco nos contou a história de uma filha que assassinou a sua mãe. E não nos poupa aos pormenores mais macabros.



Rosa de fuego
Título: Rosa de fuego 
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar de ter lido em espanhol, e ter sido a primeira primeira experiência, foi até bastante acessível perceber a história.
O conto é uma espécie de introdução ao Cemitério dos Livros Esquecidos e é onde ficamos a perceber onde é que surgiu a ideia. Foi agradável mas nada de especial.



Beside the Rose Petal Beach
Título: Beside the Rose Petal Beach 
Autor: Dorothy Koomson
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Um pequeno conto que se centra num dos inspectores do livro A Praia das Pétalas de Rosas, e onde percebemos a sua atracção por uma das personagens. Não fiquei nada impressionada nem sequer acho que traga algo mais para a história principal.



Louca Por Compras em Lua de Mel
Título: Louca Por Compras em Lua de Mel
Autor: Sophie Kinsella
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Foi a minha estreia com a personagem Becky Bloom, a viciada em compras. Neste conto, a Becky acabou de casar e está em lua de mel. É um conto divertido e até me deu  vontade de ler mais livros da Louca por Compras.

6 comentários:

  1. Quero mesmo ler algo de Clarice Lispector. Li excertos no livro de Língua Portuguesa do 9º ano e fiquei curiosa. Agora com estas tuas opiniões fiquei ainda com mais vontade. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Tenho gostado muito do tipo de escrita da Clarice Lispector. Recomendo-te os contos Restos de um Carnaval e Felicidade Clandestina. Tão bons!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada, Tita. Vou ver se os consigo arranjar.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Na altura li-os algures online pois são bem pequenos. E depois encontrei a leitura no youtube. Mas não guardei os links, sorry =( Espero que consigas encontrar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. "A Mulher que Matou os Peixes" foi a minha estreia com Clarice Lispector e gostei muito, fiquei entusiasmada para ler mais livros dela, principalmente os mais famosos. Os restantes não conheço...
    Beijokas e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda li pouco da Clarice Lispector mas tenho gostado muito da escrita.
      Tal como comentei com a Silvana,recomendo os contos Restos de um Carnaval e Felicidade Clandestina. Muito bons!
      Sem dúvida que vou querer ler mais da autora!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar