segunda-feira, 15 de maio de 2017

A Canção de Tróia: Colleen McCullough


A Canção de Tróia
Título: A Canção de Tróia
Autor: Colleen McCullough
Editora: Difel
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

A autora pegou a Guerra de Tróia e recontou-a através de vários protagonistas na história, como por exemplo: Príamo, Páris, Helena, Heitor, Aquiles, Ulisses, Agamémnon, entre outros. Cada parte é narrada na primeira pessoa mas não senti que cada um tivesse a "sua própria voz distintiva", isto é, achei o tom muito igual em cada POV, sem factor que os distinguisse e na maioria das vezes, valeu-me que no cimo de cada página tinha o nome de cada narrador.
No entanto, apesar deste "senão", não foi algo que me estragasse a leitura pois adorei o livro!
Sem dúvida que este é um livro em que a mitologia tem um papel muito preponderante. Os Deuses, as profecias e os oráculos são fundamentais para o desenrolar dos acontecimentos. Para cada decisão importante, é necessário consultar e apaziguar os Deuses. Também as ligações aos Deuses são bem fortes pois há sempre quem seja descendente de algum dos seus Deuses.
Achei fabulosa a forma como a autora nos conta a história e nos dá a conhecer as personagens, pois dá-nos a sensação que é tudo muito real e que foi efectivamente assim que as coisas aconteceram.
Foi muito curioso ter percebido que Helena de Tróia foi apenas o pretexto para a guerra, de modo a "disfarçar" as verdadeiras intenções dos Gregos.
Outro aspecto que me agradou bastante foi o facto de a autora nos contar a história sem tomar partidos, nem pelos Gregos, nem pelos Troianos. É-nos sempre mostrado os dois lados da guerra, personagens gregas e troianas, sempre com as suas qualidades e defeitos, e onde notamos que não há nem o lado dos bons e o lado dos maus.
Um livro fabuloso com personagens lendárias e uma escrita cativante!

4 comentários:

  1. Olá, Tita,
    "Ohm que pena", mais um livro para a lista xD tenho mesmo de ir à biblioteca procurar alguns... Tenho pena de a Difel ter acabado. A editora tinha uns títulos bem interessantes...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      eheheh as malvadas listas crescem que nem cogumelos eheheh
      Concordo contigo, pois tinha alguns autores da Difel que acompanhava. Vá lá, que ainda houve alguns que passaram a ser editados por outras editoras.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Uma das minhas escritora favoritas se não for a favorita em Romance Histórico, tenho este livro para ler à imenso tempo e não esperava outra opinião :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Ah pois é, foste tu que já me falaste muito bem da série O Primeiro Homem de Roma. E não está esquecida, um dia, tenho que ler =)
      Se já és fã da autora e ainda por cima és um apaixonado por fantasia/mitologia, sei que vais adorar este livro. Toca a "puxar" o livro para o cimo da pilha ;)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar