sexta-feira, 19 de maio de 2017

Demência: Célia Correia Loureiro

Demência
Título: Demência
Autor: Célia Correia Loureiro
Editora: Alfarroba
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Este é o segundo livro de Célia Correia Loureiro que leio (comecei pelo último - Uma Mulher Respeitável) mas era um livro, tal como os restantes da autora, que tinha muita curiosidade, sendo que aproveitei que estava disponível na biblioteca para, finalmente, o ler.

Logo pelo título e pela sinopse percebemos que um dos assuntos abordados no livro é a perda de memória, neste caso é a personagem de Olímpia Vieira que começa a demonstrar sinais da Doença de Alzheimer. Para a ajudar, chega à aldeia, a sua nora viúva, Letícia, acompanhada pelas suas duas filhas, Luz e Maria.
Mas o livro aborda muito mais do que a Doença de Alzheimer e os seus cuidadores, temos também violência doméstica, as aparências e a incompreensão dos outros.
Célia Correia Loureiro consegue-nos transmitir todas as emoções, sentimentos e medos. Uma excelente caracterização do meio rural, de aldeia, aquela "mania" de se criticar/julgar os outros. De "pensarmos" que sabemos o que se passa entre quatro paredes. De julgar os outros pela sua aparência. Da, suposta, vida perfeita dos outros.
Também a estrutura que agradou, com saltos temporais, devidamente identificados e onde vamos descobrindo, aos poucos, o presente e passado das diferentes personagens, nomeadamente a vida de Letícia e Olímpia.
Este livro conquistou-me e tocou-me. Quer pela intensidade do enredo, com as histórias de vida de duas mulheres de diferentes gerações mas com pontos comuns. Mas também, pela beleza da escrita, que consegue retratar tão bem as emoções e caracterizar o meio envolvente.

Um livro intenso!

4 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Parece que a minha wishlist continua a aumentar... ;D
    Ainda não li nada da autora (shame, shame!), mas espero não a deixar passar a oportunidade quando surgir...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Este foi o segundo livro que li da autora (comecei pelo último =P ) mas fiquei completamente rendida à intensidade da escrita e da história.
      Se tiveres oportunidade, lê o livro pois acho que também vais gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este é o único livro da autora que não tenho.
    Já li o "Funeral da nossa mãe" fiz beta do livro "Uma mulher respeitável" que vou querer reler depois da leitura do livro "A filha do barão". A Célia escreve de uma forma extremamente cativante.
    Tenho curiosidade em relação a este, mas está esgotado em tudo quanto é lado :(. A biblioteca da minha zona tem um problema: aposta pouco em novos autores portugueses.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Pois é, tanto este livro como o "Funeral da nossa mãe", nunca os encontrei à venda.
      Deve ter sido fantástico ser beta do livro. Esse foi o primeiro que li e gostei muito.
      Sem dúvida, a escrita é excelente!
      Em breve quero ler o Funeral e A Filha do Barão pois há na biblioteca de Almada.
      Beijinhos

      Eliminar