segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que Viram as Flores: Julia Heaberlin

O Que Viram as Flores
Título: O que Viram as Flores
Autor: Julia Heaberlin
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este foi um livro que captou a minha atenção logo pela capa e depois fiquei ainda mais curiosa quando li a sinopse.

A capa remete-nos logo para um dos pontos principais do livro, as flores Susana-de-olhos-negros e que nos remete para o crime no passado de Tessa.
Aos 16 anos, Tessa foi raptada e encontrada quase morta, junto a um corpo de outra rapariga e a outros esqueletos, e no meio das Susana-de-olhos-negros. Agora, quase 20 anos depois, Tessa sente-se ameaçada, apesar de ter existindo um julgamento e estar um homem preso, no corredor da morte.
A acção vai alternando entre capítulos presentes e passados, narrados pela própria Tessa, e onde vamos descobrindo mais sobre a sua vida e como o rapto a afectou. Tessa vive uma vida muito fechada, e tenta proteger ao máximo a sua filha, para que não lhe aconteça o mesmo que a si. É certo que ficamos sem saber em grande detalhe o que verdadeiramente aconteceu a Tessa, os horrores, mas conseguimos perceber o quanto a afectou.
Um ponto muito positivo é acompanharmos com detalhe a investigação forense, nomeadamente das análises aos ossos das vítimas que permitem recolha de ADN, e também saber onde cresceram.
Gosto muito deste tipo de estrutura, alternando capítulos, que nos vão mostrando, gradualmente, toda a situação, sempre com um clima de suspense. Mas também como a autora explorou a insegurança de Tessa em relação às suas memórias. A narrativa é algo lenta e, tal como já referi, não temos informação sobre o seu cativeiro, mas sim, como afectou física e, principalmente, psicologicamente, Tessa.
Quanto ao final e ao verdadeiro culpado, foi uma verdadeira surpresa.

Podem ver também o que falei sobre o livro, no vídeo de leituras da 1ª quinzena de Maio, a partir do minuto 13:54 , AQUI.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Oie,

    Uma agradável surpresa está visto ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Fiquei agradavelmente surpreendida =)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Perece bem interessante!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Para mim, foi uma boa leitura. Gostei muito =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar