terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ana dos Cabelos Ruivos - Adaptações

Depois de ter revisto a série de animação Ana dos Cabelos Ruivos fiquei quase "obcecada" e "tive" que ver algumas das outras adaptações.

Vi então 3 adaptações, entre as quais, a mais recente da Netflix mas, infelizmente, senti que nenhuma esteve à altura nem do livro (que entretanto vou reler), nem da série de animação.


Filme: Anne of Green Gables (2016)
Ficha do IMBd aqui

Esta foi a primeira adaptação que vi e apesar de algumas alterações e cenas "mais condensadas" (o que é normal num filme), até estava a gostar. Mas este filme é apenas parte do livro e não a história completa.
Se não estou em erro, foi a única adaptação que manteve a idade original de Anne, 11 anos.
Em termos de casting, achei a actriz que faz de Marilla mais "doce" do que deveria mas o que eu não percebi foi mesmo a escolha para o papel de Gilbert Blythe. A sério que não arranjaram um miúdo mais giro? Enfim.




Mini-série: Anne of Green Gables (1985)
Ficha do IMBd aqui


A próxima adaptação que consegui ver foi a mini-série de 1985 e, das três, é a mais fiel, apesar de também ter algumas alterações.
Nesta adaptação, colocaram a Anne com 13 anos mas a actriz escolhida parece mais velha, daria-lhe talvez uns 17/18 anos, e também não corresponde fisicamente à descrição pois não a achei magrinha como Anne deveria ser.
No entanto, das três, esta foi a adaptação que mais gostei de ver.






Série: Anne with an E (2017)
Ficha do IMBd aqui


Deixei para último a adaptação mais recente da Netflix e que desilusão.
Tenho que referir como ponto positivo, a miúda que interpreta Anne. Bem magrinha e com o espírito livre. E as paisagens são lindíssimas.
No entanto, foram tantas mas tantas as alterações no enredo que não fui capaz de gostar. Não vou fazer nenhum comentário sobre essas alterações pois não quero fazer spoilers a quem queira ver a série mas, realmente, afastou-se bastante da história original.




Das três adaptações, recomendo a mini-série de 1985.
No entanto, se querem uma versão fiel ao livro, vejam a série de animação pois é, sem dúvida, a melhor.

4 comentários:

  1. Não gostaste da série "Anne with an E" como série ou porque achas que está mal adaptado, por ser diferente do livro? É que só oiço elogios a essa série, inclusive já comecei a ver. =)

    Também adorava os desenhos animados...quem não? =) Ana, Aaaaana, vamos ser amigas! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como série, está bem conseguida mas como adaptação tem, para mim, demasiadas alterações em relação à história do livro.

      A série de animação é excelente! =D E adoro a música =D

      Eliminar
  2. Como conseguiu ver a minissérie de 1985? É que eu vi esa série na minha adolescência e adorava rever.

    ResponderEliminar