terça-feira, 15 de agosto de 2017

As Aventuras de Huckleberry Finn: Mark Twain


As Aventuras de Huckleberry Finn
Título: As Aventuras de Huckleberry Finn
Autor: Mark Twain
Editora: Guerra & Paz
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Há uns anos li uma edição, um pouco velhinha, das Aventuras de Tom Sawyer e que me fez recuar à minha infância e, por isso, quando vi este lançamento da Guerra & Paz fiquei logo entusiasmada. A Vânia já me tinha prevenido que este era "um livro mais sério e maduro" mas continuei muito empolgada.

Conhecemos Huckleberry Finn por ser o fiel companheiro de Tom Sawyer e que no final do livro tinha sido recolhido pela Viúva Douglas, que o tenta educar e ensina-lo a viver em sociedade. No entanto, o seu pai, violento e bêbado, aparece e leva Huck para lhe tentar ficar com o dinheiro que tinha ganho. Huck, para escapar ao seu pai, decide simular a sua morte e fugir pelo Rio Mississipi e acaba por encontrar Jim, um escravo fugitivo.

Esta é o ponto de partida desta história, narrada na primeira pessoa por Huck, que apesar de jovem e não tão dado à "sivilização", é bastante inteligente e perspicaz, conseguindo ultrapassar as dificuldades que vão surgindo ao longo da história.
Chegada ao fim do livro, concordo com a opinião da Vânia. Huck tem um tom de narração e de viver a vida, mais sério do que Tom Saywer, pois enquanto Tom é um sonhador, Huck acaba por ter o "pés assentes na terra".
A própria história é, também, mais adulta, com temas como escravatura e racismo, e onde nos mostra a realidade da época perante os pretos e como eram vistos como "propriedade" dos brancos. Mas aborda também temas como a amizade, liberdade e luta pelos nos objectivos, sem nunca deixar de acreditar.

Quero ainda referir o excelente trabalho de tradução para português e que conseguiu manter o voz do autor.

Foi uma leitura muito interessante e gostei muito de Huck. Um rapaz marcado por um passado difícil mas inteligente e que, no fundo, sabe distinguir o bem do mal. Sim, é diferente das Aventuras de Tom Sawyer e não me fez regressar à infância mas foi uma excelente leitura.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Que memórias boas!! Este já tenho, mas ainda não li. Vou tentar ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      O Tom Sawyer é outra das nossas recordações =D
      Espero que também faças uma boa leitura.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Este livro nunca me chamou muito a atenção, mas talvez lhe dê uma oportunidade um dia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Talvez um dia te dê vontade de ler ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar