segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Confia em Mim: Lesley Pearse


Confia em Mim
Título: Confia em Mim
Autor: Lesley Pearse
Editora: ASA
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Vou  começar esta opinião por referir que quando li a sinopse (e não a li até ao fim) julguei que era um livro histórico e que se passasse, talvez, algures no século XIX, no entanto a história inicia-se em meados do século XX, poucos anos após a Segunda Guerra Mundial.

Dulcie e May Taylor e têm uma vida normal em Inglaterra até ao dia em que o pai é condenado por ter morto a mãe e as duas meninas acabam no orfanato. E é no orfanato que Dulcie e May conhecem o significado de "crueldade" e acabam por embarcar para a Austrália, em busca de uma vida melhor.

Lesley Pearse baseou-se no Plano de Migração Infantil e na crueldade infligida em orfanatos católicos para escrever a história de Dulcie e May.

Confesso que desconhecia tinha existido algo como o Plano de Migração Infantil que visava "aligeirar" os orfanatos ingleses, mandando crianças, iludidas de sonhos de uma vida melhor, para a Austrália, para tentar aumentar a "população branca", principalmente em meados do século XX.
Também além da migração temos também a realidade dos orfanatos católicos. Tanta maldade, tanto sofrimento, tanta tortura, tanta crueldade infligida a crianças que precisavam de amor e carinho. Ainda por cima, por pessoas que deveriam ser bondosas mas que na realidade têm duas caras.

É uma história bem dura e angustiante, cheia de relatos cruéis que mexeram comigo e me revoltaram. Crianças que ficaram com a vida destruída para sempre e nunca conseguiram recuperar. Vidas pautadas pela violência excessiva, por abusos físicos e psicológicos. Tanto mas tanto sofrimento.

As personagens estão muito bem caracterizadas e são todas bastante reais. E não há como não gostar e sentir empatia por Dulcie, uma menina doce, que apesar de todo o sofrimento, coloca os outros em primeiro lugar. Mas temos também aqueles personagens que não gostamos e aquelas que odiamos.

Um livro com uma história que me absorveu completamente e onde vi as personagens como reais e sofri com elas.

9 comentários:

  1. Mal tenha oportunidade de ter este livro nas mãos, vou logo devorá-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esse entusiasmo todo, acho que vais adorar o livro =)

      Eliminar
  2. Eu adoro Lesley Pearse :). Aos poucos vou tentando adquirir todos os livros dela... Ainda me faltam muitos :(.
    Muito curiosa para ler este. Hoje terminei o "A Promessa" e só me apetece voltar ao início e lê-lo novamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito dos histórico da Lesley e este foi uma surpresa pelo período em questão!
      Esse não tenho mas acredito que deva ser muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Já li a saga Belle toda e são os meus livros preferidos dela, e eu amo-os a todos <3

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Mais um da Lesley :)
    Mas se dizes que é bom eu acredito! :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      A Lesley é outra das minhas autoras preferidas.
      Quando quiseres experimentar, já sabes ;) Só não sei se te recomendo este... tem mais de 700 páginas e sei que não gostas de calhamaços ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Tita
    Adoro os livros deste registo da autora. Acho que este não vai ser diferente.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se já gostas dos livros da Lesley então, de certeza, que também vais adorar este ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar