terça-feira, 26 de setembro de 2017

Um mais Um: Jojo Moyes


Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade

Título: Um mais Um - A Fórmula da Felicidade
Autor: Jojo Moyes
Editora: Porto Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Sei que não é muito habitual ler romances românticos mas, de vez em quando, sinto vontade de ler histórias mais ternas (mas não daqueles romances de cordel) e há algumas autoras que gosto de ler nestas alturas e Jojo Moyes é uma delas.

Neste novo romance encontramos Jess Thomas, uma mãe sozinha, com muitas dificuldades financeiras mas que se esforça sempre por ver o lado mais positivo das coisas; a sua filha Tanzie, uma menina que adora matemática e o seu enteado Nicky, um adolescente muito reservado e que sofre de bullying.
Para além da família Thomas, encontramos também Ed Nicholls, um homem com uma situação económica mais confortável mas numa situação actual mais complicada.

Foi muito fácil entrar na história e na vida de todos os personagens. Jess é uma mulher de muita garra e que se esforça, ao máximo, para se manter "à tona" e tentar dar o melhor aos seus filhos. Também Nick e Tanzie são miúdos especiais e que me tocaram o coração. E Ed, que apesar de a sua vida estar uma confusão, decide ajudar esta família. E como? A família Thomas precisa de ir à Escócia para Tanzei participe num concurso de matemática, para que tenham a possibilidade de melhorar as suas vidas e Ed acaba por lhes dar boleia.
É certo que em termos de história amorosa é algo previsível pois logo de início estamos a torcer por Jess e Ed mas o livro é mais do que uma história de amor entre duas pessoas. É uma história de dificuldades, de lutar por uma vida melhor, de tentar que os filhos não "se fechem" e que não sofram agressões. Mas também com cenas divertidas, pois uma viagem de carro, durante vários dias, com um homem que praticamente não conhecem e que pertence a outra classe social, pois são muitas as peripécias. Ahh e ainda o cão da família Thomas, que também vai na viagem e que é também um cão especial.

Uma história aparentemente fofinha mas que tem muito mais, com cenas que nos fazem rir mas também outras que nos deixam um aperto no coração. E que aborda tantos temas importantes na sociedade actual.
Como sempre, mais um excelente livro de Jojo Moyes, com uma história ternurenta e que nos mostra como é importante acreditarmos sempre que podemos vencer os nossos problemas!


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    como sabes ainda não li nenhum livro desta autora. Apesar de toda a gente falar bem, não sei se vou gostar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ISa,
      Eu gosto muito de ler os livros da Jojo e, já sabes, se algum dia quiseres experimentar, é só dizeres ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Ainda só li dois livros da autora e gostei bastante. Tenho de continuar com outros e este parece giro :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se gostaste dos livros que leste então tens que ir lendo mais livros da autora ;)
      Mas percebo, tanto por ler, né? ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar