segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O Gato Gaspar - Apresentação

Fez no sábado, dia 7 de Outubro, 11 meses que o Gaspar está cá em casa e achei que estava mais do que na altura de o apresentar.


Gaspar

Mas quem é o Gaspar e como veio cá para casa?
Em Agosto de 2016, a minha mãe comentou comigo que tinha visto da janela, um gato muito magrinho a rondar o balde do lixo da rua. Comecei a ficar atenta e eis que o comecei a ver e pronto, não resisti, e fui à rua, atrás do gato, com uma latinha. Quando o vi, abri a lata mas tive que me afastar para que ele fosse comer. E fiquei com o coração tão apertado quando o vi mais perto, pois ele estava mesmo muito magrinho.
A partir daí, comecei a ir alimentá-lo e ele chegou a vir atrás de mim, até à porta do prédio, mas sempre escondido debaixo dos carros. E para comer, eu tinha que me afastar, para ele ir comer.

Passaram cerca de 2/3 meses, e emprestaram-me uma gaiola de captura para o trazer cá para casa.

Gaspar na almofada, junto à janela


E a adaptação, foi fácil?
Não! Confesso que já esperava que não fosse fácil mas, nunca pensei, que demorasse tanto tempo. Porque, verdade seja dita, o Gaspar está cá há 11 meses e ainda não está totalmente adaptado.

Já tinha arranjado um espaço só para o Gaspar, uma marquise, com a habitual caixa de areia, um cestinho com almofada para se poder deitar, uma caixa de cartão e até uma mesa de computador alta ao nível da janela para poder espreitar (e não, a janela não está aberta nessa zona e não se preocupem, quando a janela está aberta tem uma rede de protecção),
Nos primeiros 2/3 dias, ele ficou encolhido atrás da mesa do computador, sem comer, beber água e sem usar a caixa de areia. Simplesmente ficou encolhido cheio de medo.
Depois começou a comer e a usar a caixa de areia mas, cada vez que eu entrava na marquise e ficava lá, o Gaspar ia encolher-se atrás da mesa. E se chegássemos mais perto, começava a bufar e a "dar patadas".

Com o tempo, foi-se acostumando à minha presença e começou a comer enquanto eu estava no mesmo espaço. Mas, durante meses e meses, não se aproximou.
Eu passava lá algum tempo, a ler ou no telemóvel, sentada num banco ou cadeira, para ele se ir acostumando à minha presença. Ao fim de alguns meses, não consigo precisar quantos, começou a roçar-se nas minhas pernas mas sempre que lhe tentava tocar para lhe fazer festas, ele assustava-se e lá vinha um arranhão.
Foram vários os arranhões pois notei que ele tinha medo de "mãos" e sempre que via uma mão a mexer, ficava em estado de alerta e pumba, lá vinha um arranhão. Às vezes, só de lhe pôr comida, ganhava mais uma marca.

Se ficava triste? Claro que sim, por ele! Por que não percebia que ninguém lhe ia fazer mal e que só queríamos o bem dele.

Mas eis que chegámos a Setembro de 2017  e o Gaspar começou a deixar que lhe fizesse festas. Primeiro tinha que estar distraído e não podia ver a minha mão. E pouco tempo depois, até via a minha mão e deixava fazer festas, sem levantar a pata para se defender =) Um dia, até deixou a minha mãe fazer-lhe festas, ele que fugia (e infelizmente, continua a fugir) sempre quando a minha mãe entrava na marquise e bufava-lhe.

Podem ver dois vídeos que coloquei no Instagram, em que eu e a minha mãe lhe fazemos festas.

Uma publicação partilhada por Patricia Rodrigues (@pdrodrigues) a



Uma publicação partilhada por Patricia Rodrigues (@pdrodrigues) a



Sei que ainda não está totalmente adaptado e também ainda não foi ao veterinário (escusam de vir "atirar pedras" porque a situação já foi falada com a veterinária). Como também ainda não o juntei com o meu Stewie (e essa, acredito, será mais uma luta lenta).

Mas estou muito contente. Contente por lhe ter dado uma casa segura e ele ter percebido, ainda que não a 100%, que cá em casa ninguém lhe vai fazer mal. E por estar um gorducho lindo!

10 comentários:

  1. Oie,

    Já tinha visto no FB alguns dos avanços mas não sabia da "história" fico muito contente pela tua persistência estar finalmente a dar resultados, que corra bem com o Etewie e tudo de bom para o Gaspar que lá deve ter os seus motivos para temer tanto as pessoas.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Decidi finalmente que o Gaspar devia ter apresentado oficialmente =D
      Obrigada! Estou confiante que aos poucos, o Stewie e o Gaspar serão amigos =)
      E sim, desconfio que não teve um vida fácil e por isso tenta defender-se como pode. Felizmente agora está seguro =)
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Ele é um verdadeiro borracho eheh.
    Ainda bem que o encontraram e que ele está aos poucos a adaptar-se. Um dia de cada vez :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada =)
      Estou muito contente por lhe ter dado uma casa e acredito que com tempo ele vai sentir-se 100% adaptado =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Uma história muito tocante a que trazes aqui. Sabes, o Gaspar foi um sortudo por vocês terem aparecido na vida dele.
    Tenho a certeza que aos poucos o amor irá vencer. Até o Stewie se vai render aos encantos do Gaspar =).
    Que esse teu bom coração nunca esmoreça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Muito obrigada pelas tuas palavras =)
      Estou confiante em que tudo vai correr bem. E muito contente por lhe ter dado uma casa, onde o Gaspar está seguro.
      Foram (e são) muitos os arranhões mas voltava a tirá-lo da rua =)
      Espero que o Gaspar e o Stewie sejam amigos mas sei que também vai demorar. Mas vou partilhando =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. E agora é o que se vê...um lorde anafado que já gosta de festinhas. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu gorducho eheheh
      E olhando para o Gaspar, vejo que o meu Stewie é muito "portátil" =P

      Eliminar
  5. Olá, Tita,
    Uau! Acho-te super corajosa por o adoptares, ainda por cima estando o Gaspar com tanto medo :D conheço quem tenha adoptado gatos de rua porque ou foram seguidos ou eles se deixaram acarinhar com facilidade, mas foste bem altruísta. A pouco e pouco o Gaspar vai reconhecendo o espaço como "seu" e confiando cada vez mais em vocês :D e está lindíssimo.
    Um beijnho e festinhas para ele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Obrigada =)
      Não consegui resisti-lhe, ele estava magrinho e o estavamos cada vez mais perto do Inverno e não conseguia imaginá-lo ao frio e à chuva, no meio da rua.
      Demorou 11 meses para que percebesse que gosta de festinhas mas senti que foi uma grande vitória =D
      Está um gorducho eheheh
      Beijinhos e uma turrinha do Gaspar

      Eliminar