quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Gato Gaspar - Veterinário



Na publicação de apresentação do Gaspar, contei-vos como ele tem um temperamento mais difícil e que ainda não tinha ido ao veterinário.

Umas semanas antes de o recolher, fui ao meu veterinário habitual com o Stewie e expus a situação do Gaspar, pois a minha ideia era levá-lo no dia da captura, dentro da tal gaiola, para poder ser observado. Mas, nessa altura, o vet sugeriu que o melhor seria deixá-lo estar cerca de 1 semana, para não ficar tão stressado.
As semanas foram passando e como o Gaspar nem me deixava aproximar, não quis forçar a situação.

Uns 2 meses depois, voltei ao vet com o Stewie para as habituais vacinas e para pedir uns comprimidos para as pulgas para o Gaspar. Mas, nessa altura, o vet veio com a conversa que o melhor era colocar comida dentro da transportadora e assim que o Gaspar entrasse, fechar a porta e assim levá-lo para ser castrado.
Eu sei que é importante o Gaspar ser castrado e ser visto pelo vet mas, quer dizer, ele ainda não me deixava aproximar (apesar de já ir comer a ração, quando eu estava na marquise) e eu ia enganá-lo? Não me pareceu correcto e achei que o ia traumatizar ainda mais.
Além disso, este vet, nunca foi muito delicado com o meu Stewie e nessa consulta foi ainda mais bruto. Tanto que o Stewie, que é sempre muito meigo, tentou-o morder.
Nesse dia, decidi que ir mudar de veterinário e felizmente, uns meses antes tinha aberto um novo consultório aqui ao pé.

Em Setembro fui, finalmente, com o Stewie ao novo consultório para a habitual desparasitação. Ok, confesso que já fui "fora do prazo" mas não consigo atinar com as datas das desparatisações, mas o mais importante, as vacinas, não deixo passar. E agora também já tenho um lembrete colado no frigorífico e outro na minha secretária para não me esquecer.
E adorei este novo consultório. A veterinária (Dra Madalena) é super simpática e foi muito gentil com o Stewie. E claro, contei-lhe a história do Gaspar e sugeriu continuar a passar mais tempo com ele, experimentar o Feliway (não, não sou patrocinada) pois é um calmante natural para gatos e como ele está em casa, num ambiente controlado, que devia esperar que ele ficava mais calmo antes de o stressar com uma ida ao veterinário. Esta postura da médica vai ao encontro do que eu penso, pois não quero estar a stressar o Gaspar e voltar atrás no seu comportamento.

Entretanto, por questões pessoais, surgiu a necessidade de o castrar mais rápido do que estava à espera e fui ao consultório falar com a veterinária, a Dra Diana que se encontra a substituir a Dra Madalena.
O Gaspar, em casa, já se encontra mais calmo e até a minha mãe e a irmã já lhe conseguiram fazer festas mas não sabia como ele se iria comportar no consultório. De qualquer modo, acabámos por combinar que levava o Gaspar no dia seguinte para fazer as análises que seriam necessárias antes da castração.

Primeiro, tive que o "enganar" com biscoitinhos para que entrasse na transportadora. Depois, e mesmo com a transportadora tapada, o Gaspar bufava e dava saltos (pois a transportadora abanava). E eis que chegado ao consultório, assim que o destapamos, o rapaz está chateado e bufou e bufou e bufou. E a Dra Diana resolveu que o melhor seria marcar a castração mesmo sem as análises prévias e que no dia da castração teria que dar-lhe primeiro uma espécie de anestesia líquida, para só depois o tirar da transportadora.

E eis que chegámos ao grande dia e devo-vos dizer que, se no dia das análises o Gaspar estava uma fera, no dia da castração estava ainda pior. Parecia que estava a adivinhar que ia ficar sem as suas "bolinhas". Ele miava alto, ele bufava, ele rosnava, ele saltava.
A Dra Diana depois contou-me que o Gaspar até cuspia quando lhe tentou dar o líquido para o anestesiar. No entanto, o Gaspar lá foi castrado.

Fez-se o teste de FIV e FeLV, ambos negativos. Tirou-se sangue para as análises para se perceber se estaria tudo bem com ele, e felizmente está tudo normal. Não tem problemas na boca, nem nos ouvidos, nem nada. É saudável e eu não podia estar mais contente pois sendo que era um gato de rua é muito mas muito bom, ele não ter problemas de saúde =)
Deve ter também cerca de 3 aninhos e, portanto, regula a idade do Stewie, apesar de ser um gato maior e mais gorducho, pois está a pesar 5,5kg.

Agora é esperar para ver se o Gaspar fica ainda mais calmo (foi castrado ontem e ainda é cedo para se perceber) mas vou dando notícias.

8 comentários:

  1. Ah... =)
    Já recuperou o Gaspar?
    As transportadoras...um terror para tantos gatos. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda anda a tomar a medicação e voltou a ficar um pouco mais desconfiado. Mas agora é esperar mais um pouco ;)

      O meu Stewie, quando vai ao vet, passa o caminho todo a miar mas assim que entra no consultório nem quer sair da transportadora eheheh

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Pelo menos já ficas mais descansada que está tudo bem com ele :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Claro! Há imenso tempo que queria ir com o Gaspar ao vet para saber se estaria tudo bem com ele. Mas pronto, o rapaz tem mau feitio eheheh
      Agora é esperar que as hormonas saíam e ele fique mais calmo ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Ainda bem que está tudo bem com o Gaspar! :) Pode ser que com a castração ele fique mais calminho! ^^
    Realmente esse veterinário não parecia ser muito bom, ainda bem que mudaste!
    Boa recuperação para o gatinho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ritinha,
      Foi realmente um alívio saber que está tudo bem com o Gaspar =) Sendo gato de rua, a probabilidade de ter alguma doença era mais elevada mas, felizmente, é saudável =)
      Sim, estou a torcer para que fique mesmo mais calmo, porque senão, não dá para ir ao vet. Como é que se dá vacinas a um gato que ter atacar? Não dá =(
      Eu já não vinha a gostar do outro vet pois sempre que lá ia, estava sempre a impingir-me comida (mesmo sabendo que estou desempregada e sem subsídio). E da última vez, além de ter sido mais bruto para o Stewie, de querer marcar à força a castração do Gaspar, ainda me impingiu comida, mesmo eu a dizer que tinha em casa (deveria era ter dito mesmo, à bruta "NÃO QUERO!", mas pronto, uma pessoa também não quer ser má-educada :/ ).
      Gostei muito mais deste novo consultório e espero que se mantenha aberto por muito tempo!
      Obrigada =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ohhh tadinho!!
    Muita calma e paciência! Vai tudo correr bem. Já percebeste que ele tem o seu tempo. Vai correr bem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando veio para casa, ainda estar meio zonzo, coitado, não se aguentava bem em pé e só queria estar escondido.
      Agora já vem pedir festas mas ainda ainda mais "mole".
      É isso mesmo: calma, tempo e muito paciência! Só espero é que não sejam outros 11 meses XD
      Beijinhos

      Eliminar