quarta-feira, 6 de junho de 2018

A Resignação: Luis Miguel Rocha


A Resignação (Vaticano, #5)

Título: A Resignação (Vaticano #5)
Autor: Luís Miguel Rocha
Editora: Porto Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Esta é uma novidade literária que há muito os fãs de Luís Miguel Rocha esperavam. A Resignação era o livro que o Luís estava a escrever quando nos deixou. No entanto, a família e a Porto Editora, decidiram convidar dois autores amigos do Luís para concluírem o seu livro. 
Acredito que não tenha sido uma tarefa fácil, escrever uma história, com base nas notas deixadas e tentando manter a voz do próprio autor e não a deles.

As minhas expectativas eram muitas e elevadas. Fui acompanhando a evolução do Luís enquanto escritor e tinha adorado A Filha do Papa. E sabendo que este é o último livro do Luís, as expectativas ainda eram maiores. Mas, infelizmente, não foram superadas.

Foi muito bom voltar a reencontrar Sarah Monteiro e o padre Rafael. E gostei também de ver as pontas soltas serem atadas. No entanto, senti a linha cronológica um pouco confusa.
Quanto à história principal, sobre a resignação do Papa Bento XVI, senti falta de um pouco mais de desenvolvimento e "falta de cola" entre as diversas peças. Vamos tendo várias personagens (que tendo em conta o tamanho do livro, senti que eram bastantes) e vários episódios que vão levar à decisão do Papa, mas senti que tudo acontecia muito rápido e que, às vezes, as ligações entre estes acontecimentos eram algo "forçadas".

Fazendo o balanço final, foi uma boa leitura mas que ficou condicionada pelas minhas expectativas muito elevadas.

Podem ver a minha opinião, em vídeo,AQUI.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário