segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Quando Hitler me Roubou o Coelho Cor-de-Rosa: Judith Kerr

Quando Hitler me Roubou o Coelho Cor-de-Rosa
Título: Quando Hitler me Roubou o Coelho Cor-de-Ros
Autor: Judith Kerr
Editora: Caminho
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar livro aqui (nova edição)

Já algum tempo que tinha curiosidade em ler este livrinho e finalmente requisitei-o na biblioteca e foi a primeira leitura de 2019.
Anna é uma jovem de 9 anos, alemã e judia, que mora com os seus pais e irmão mais velho. Às portas das eleições alemãs, que irão colocar Hitler no poder, o pai de Anna decide fugir para a Suiça e poucos dias depois, a família juntar-se-á.
Nesta pequena história, acompanhamos então a viagem de Anna, com a sua mãe e irmão, até à Suiça, onde reencontra o seu pai, e vamos percebendo as dificuldades de integração e as diferenças entre a vida na Alemanha e na Suiça. Mais parte, a família parte para França onde, uma vez mais, Anna e família, têm que se integrar e com um problema acrescido de terem que aprender uma língua nova.
Gostei muito da história e de conhecer a perspectiva de Anna, ainda uma criança ingénua e dá-nos uma outra visão, sem os horrores vividos pelos judeus mas a perspectiva de uma família de refugidos, de uma classe mais confortável. Ainda assim, não me emocionou e conquistou como eu estava à espera.

Vejam a minha opinião mais detalhada em vídeo:

2 comentários:

  1. Lembro-me de ter uns 13 ou 14 anos e de a minha professora de Português da altura nos indicar este livro como leitura recomendada (se não me engano, está no plano nacional de leitura?)... Por alguma razão, fui pegando noutros e esqueci-me desse, durante muitos anos. Curiosamente em 2018 parece que este livro foi 'redescoberto' pela comunidade :D E óbvio que quero muito ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que continua no PNL e percebo bem porquê. É um excelente livro, sobre a 2ª GG para os jovens lerem.
      Vou ficar à espera da tua opinião ;)
      Beijinhos

      Eliminar