segunda-feira, 24 de junho de 2019

Psicopatas Portugueses: Joana Amaral Dias




Título: Psicopatas Portugueses - 13 histórias de morte, perversão e horror
Autor: Joana Amaral Dias
Editora: Oficina do Livro
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar livro aqui

Assim que vi este livro, fiquei logo muito curiosa pois, e apesar do livro ser não-ficção, gosto sempre de saber mais sobre crimes e dos próprios criminosos.
Neste livro, Joana Amaral Dias, abordar 13 casos de conhecidos psicopatas nacionais e em que cada capítulo é dedicado a cada um destes 13 crimes. Em cada um destes capítulos, é-nos contado em detalhe os pormenores do(s) crime(s), e onde a autora, vai analisando também a parte psicológica e comportamental de cada um dos indivíduos, bem como as suas motivações. Fazendo também, muitas vezes, o paralelismo com outros crimes, quer nacionais, quer internacionais. Deste modo, conseguimos quase "entrar na cabeça" destas pessoas.

Psicopatas referidos no livro: Luísa de Jesus; Manuel Alentejano; António Saraiva Antunes; Francisco Esperança, o Monstro de Beja; Paulo Jorge Mata; O Estripador de Lisboa; António Luís Costa; Maria José, a Matricida; Zé Borrego; Francisco Leitão, Rei Ghob; Militão Gerreiro, o Cangalheiro; Joseph Barboza e O Assassino do Coucieiro.

Um outro ponto que gostei bastante foi a parte introdutória, onde Joana Amaral Dias nos explica, no geral, o comportamento dos homicidas e os seis diferentes tipos, enquadrando os 13 psicopatas do livro, em cada um destes tipos:
1. Custodiantes
2. Assassino de Onda
3. Assassinos em Massa
* Atiradores
* Exterminadores ou Aniquiladores
4. Assassinos em Série
5. Homicidas Psicópticos
* Paranóide
* Grandioso
6. Crime Organizado


Uma leitura muito mas muito interessante mas algo perturbadora pois a autora não nos poupa aos detalhes reais destes crimes, não sendo por isso, uma leitura para estômagos mais sensíveis.


Vejam a minha opinião mais detalhada em vídeo, AQUI.






Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário