quinta-feira, 2 de julho de 2020

[Opinião] D. Maria I de Isabel Stilwell



D. Maria I

Título: D. Maria I
Autor: Isabel Stilwell
Editora: Manuscrito
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


D. Maria I é conhecida por ter sido a primeira, por direito e não por casamento, Rainha de Portugal, e ter ficado conhecida como "A Louca". Para além disso, sabia também que casou com o seu tio, D. Pedro III, irmão de D. José, e que, aquando da sua subida ao trono, pôs fim ao poder de Marquês de Pombal e como tentou reabilitar a família Távora.
Este livro trouxe-me, como eu esperava, um conhecimento mais profundo da vida desta Rainha. Foi uma surpresa, a narrativa iniciar-se, não com o nascimento ou a infância mas já no período de subida ao trono. E vamos conhecendo partes do seus passado, apenas pelas suas recordações. É certo que torna a narrativa menos extensa mas, há cenas que gostaria de ter visto um pouco mais de desenvolvimento, como por exemplo, os seus "problemas" com a irmã Maria Francisca Benedita (com quem o seu filho mais velho, D. José, vai casar), e o seu casamento com o seu tio.
Sabia que a morte do seu marido e do seu filho mais velho a tinham afectado bastante mas, desconhecia que todos os outros seus filhos, excepto D. João (futuro João VI e marido de D. Carlota Joaquina) tinha morrido. Com tantas perdas é natural que tenha ficado mentalmente afectada. Também não ajudava, o seu constante medo de falhar, e a sua religiosidade fervorosa, sendo até, algo manipulada por Teresa Melo, amiga de infância e posterior priora da Estrela.
Mais um grande romance histórico, com uma escrita irrepreensível de Isabel Stilwell!

Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário