quarta-feira, 5 de agosto de 2020

[Opinião] 1793 de Niklas Natt och Dag


1793
Título: 1793 (Bellman noir-trilogin #1)
Autor: Niklas Natt och Dag
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

1793 é um thriller histórico passado na Suécia e cuja narrativa se divide em quatro partes, acompanhando personagens diferentes, em que inicialmente não percebemos bem a sua ligação. E para "dificultar", a segunda e terceira partes, passam-se antes dos acontecimentos da primeira, o que me causou um pouco de estranheza.
O livro inicia com Mickel Cardell, um antigo soldado que perdeu um braço na guerra, a retirar do lago, um corpo sem pernas, braços, olhos e língua, sem qualquer identificação. A polícia de Estocolmo acaba por contratar Cecil Winge, um advogado que costuma colaborar com a polícia para investigar, e que acaba por pedir a Cardell que se junta a si para tentarem descobrir quem é a vítima, bem como o autor do crime.
Ao longo do livro, vamos conhecendo várias personagens, que à medida que vamos avançando, vamos percebendo as suas ligações. Mas sendo tudo desvendado lentamente, e se estão à espera de uma narrativa com um ritmo rápido e alucinante, não podiam estar mais enganados.
A caracterização das personagens foi um dos pontos fortes do livro, bem desenvolvidas e com passados complicados, que as tornam mais fácil aquele sentimento de "ligação às personagens", e que vão evoluindo ao longo da trama.
Mas vamos também conhecendo a sociedade e costumes da época, pois o autor faz um grande trabalho de caracterização histórica, com as suas descrições, cruas de toda a realidade e a pobreza da época, tornando a história bem gráfica e violenta.
Para mim, só não leva as 5 estrelas por me ter sentido um pouco confusa com a estrutura do livro (as duas partes centrais) e não ser imediata a sua ligação mas mesmo assim, fiz uma grande leitura e espero conseguir ler em breve o 1794.

Sem comentários:

Enviar um comentário