quinta-feira, 24 de setembro de 2020

[Opinião] Traição de V.S. Alexander

 

Traição

Título: Traição
Autor: V.S. Alexander
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na Saída de Emergência | WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Já sabem que gosto muito de ler livros passados durante a 2ª Guerra Mundial e fiquei bastante com este livro por nos mostrar um grupo de alemães que eram contra o regime nazi.
A história é-nos contado por Natalya Petrovich , uma jovem estudante, de origem russa mas a viver na Alemã há alguns anos, e que chegou a trabalhar como enfermeira, pelos alemães, na frente russa. De regresso a casa, acaba por ingressar na universidade e é aí que entra para o grupo Rosa Branca, um grupo anti-nazi da resistência alemã, que distribuíam panfletos contra o regime.
Achei a narrativa muito bem construída, com um bom equilíbrio entre a ficção e factos históricos. O autor conseguiu retratar o clima tenso mas também a coragem dos jovens estudantes que faziam parte do grupo. Houve também, uma pequena referência ao grupo Orquestra Vermelha, e que muito me agradou, apesar de ter sido mesmo muito pequena.
Gostava de ter visto um pouco mais do envolvimento de Natalya com o movimento Rosa Branca, pois julguei, pela sinopse, que teríamos grande parte da narrativa sobre este período. No entanto, senti que começou um pouco mais tarde e terminou a cerca de metade da história, com grande parte do grupo a ser capturado, julgado e morto, como foram os casos, reais, de Alex Schmorell, Hans Scholl e Sophie Scholl. E é nesta segunda parte que, para Natalya, a história torna-se muito mais angustiante e sofrida. E, confesso, trouxe mais ritmo e emoção à narrativa, desde as cenas em tribunal, à prisão, a um hospital psiquiátrico e até um campo de prisioneiros.
No entanto, senti que tive um problema com a nossa protagonista, Natalya. Não consegui-me ligar-me a ela e não me passou a emoção que eu contava sentir. Foi quase como se estivesse a ver a história "por fora" e não "dentro dela", não sei me conseguem perceber esta sensação.
Foi uma leitura bastante boa e que me deu a conhecer o movimento Rosa Branca e senti que o autor fez um grande trabalho a mostrar-nos o medo que existia na sociedade alemã e da luta para manter o segredo, desconfiando de todos.

Lido livro para os projectos #Hol75 e #lererespeitarahistoria

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta

Sem comentários:

Enviar um comentário