sexta-feira, 23 de outubro de 2020

[Opinião] Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era de Ken Follett

 

Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era
Título: Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Li há uns anos Os Pilares da Terra e Mundo Sem Fim e foram excelentes leituras e apesar de ainda não ter lido Uma Coluna de Fogo (que comprei entretanto e está para chegar), fiquei super empolgada quando vi esta novidade.

Estamos na Idade da Trevas, mais concretamente em 997, e Inglaterra enfrenta quer ataques dos galeses, mas também de viquingues. Tal como Ken Follett já nos habitou vamos conhecendo as histórias de vários personagens e que se vão cruzar.
Edgar é um jovem construtor de barcos e que vê o seu lar e da sua família destruído pelos viquingues, que os obrigam a mudar de terra, para uma aldeia pequena e bem diferente da cidade onde viviam. Ragna é uma jovem nobra da Normandia e que se apaixona por um inglês e que segue o marido para a sua nova casa, e onde os hábitos e costumes são muito diferentes dos que conhecia. E, por último, temos Aldred, um monge que, apesar de humilde e da luta pela justiça, tem a ambição de fazer mais. E estas três personagens vão acabar por se envolverem em conflitos com o bispo Wynstan, cujo seu objectivo é aumentar a sua riqueza e poder.
É fabuloso o retrato da sociedade que Ken Follett nos traz, tão riquíssimo e cheio de detalhes mas contado de um modo acessível e tão interessante, desde o sistema monetário, passando pelos casamentos (não só as negociações mas também como o próprio formato de casamento), e até as transacções comerciais.
Com personagens absolutamente cativantes, bem caracterizadas e desenvolvidas, e com as quais nos conseguimos relacionar emocionalmente.
E depois, claro, a própria trama, cheia de conflitos, ambição, inveja, lutas pelo poder. E também violência, traições, crimes.
É, sem dúvida, brilhante como o autor cria, não só enredos fortes mas também personagens que marcam a diferença. Com contextualizações históricas fantásticas, com descrições envolventes e vívidas que nos permitem "visualizar" todas as cenas.
Apesar das minhas elevadas expectativas, foi um livro que me mexeu as medidas e que me deixou sempre agarrada à história e às personagens.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Gosto imenso da série Pilares da Terra, mesmo também ainda não tendo lido o "Uma Coluna de Fogo". Estou um bocado apreensiva com esta "prequela", claro que vou querer ler mas vou com expectativas baixas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não cheguei a ver a série dos Pilares da Terra mas tenho curiosidade!
      Ken Follett é sempre bom, por isso, acho que vais gostar ;)

      Eliminar