quinta-feira, 26 de novembro de 2020

[Opinião] Shadowfell de Juliet Marillier

 

Shadowfell (Shadowfell, #1)
Título: Shadowfell - Shadowfell #1
Autor: Juliet Marillier
Editora: Planeta
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Sou uma grande fã de Juliet Marillier mas já há alguns anos que não lia nada da autora até ter lido, este ano, a Harpa dos Reis e que me fez perder o medo de ler as duas trilogias anteriores, onde se inclui Shadowfell. E porque o meu "medo"? Porque sempre ouvi que eram histórias mais direccionadas para o público YA mas a verdade é que adorei!

Desde a subida ao poder de Keldec, que as coisas em Alban mudaram drasticamente e onde quem tem dons é perseguido e "silenciado". A nossa protagonista é Neryn, de apenas 15 anos e que tem o dom que conseguir falar com os Boa Gente e com o Outro Mundo mas anda, juntamente com o seu pai, a fugir dos homens do reis, tentado chegar a Shadowfell, acabando por ser salva por um desconhecido.
A história tem os igredientes habituais de Juliet Marillier, com uma jovem que, sabemos, tem uma demanda difícil, e onde o protagonita masculino, Flint, é bastante enigmático, com um passado mais sombrio, e claro, aquela componente mais mágica. E, claro, Juliet é uma contadora de histórias nata, deixando-nos sempre com aquele sensação de leitura de conforto/aconchego.
Nerym e Flint cativaram-me logo de início, Nerym pelo modo como vai aprimorando o seu dom e Flint pelo mistério e pela carga que esconde. Uma história com perigos, dons a serem descobertos mas também, confiança e amizade. E, claro, o poder do saber mais Antigo e a magia, quase que numa luta de Bem e Mal, de Luz e Escuridão.
Sei que não vou conseguir resistir muito tempo a pegar no segundo volume da trilogia.

2 comentários:

  1. Também comecei esta trilogia com pouca vontade, precisamente pelo preconceito de ser para YA mas também gostei, sobretudo dos volumes seguintes. Acho que vais adorar a continuação da saga, pois vamos conhecer melhor Neryn e Flint, outras também
    vão ter mais "tempo de antena", e ainda alguns momentos de suspense. Foi uma coisa engraçada, nesta trilogia eu pensava, no fim de um livro, o que queria ver no seguinte, e acontecia! Gostei, por ex, muito mais que outros livros YA dela, que embora gostasse sempre da leitura proporcionada não houve muito entusiasmo. Nesta saga, embora por vezes me aborrecesse um pouco em algumas das cenas com os Boa Gente, adorei o fator humano, os vários "tons de cinzento" e nisso a Juliet é muito boa, YA ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, estou ansiosa para continuar e quero ver se pego já no segundo livro agora em Dezembro.
      E realmente, estava desconfiada por ser YA mas afinal é maravilhoso!
      Exacto, a Juliet é muito boa mesmo! <3
      Beijinhos

      Eliminar