quinta-feira, 29 de setembro de 2022

[Opinião] A Mensageira de Paris de Meg Waite Clayton

 

A mensageira de Paris

Título: A Mensageira de Paris 
Autor: Meg Waite Clayton 
Editora: HarperCollins Ibérica 
Classificação: 4 Estrelas 

Ficha do Goodreads aqui 
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND 

Assim que li a sinopse fiquei muito curiosa para o ler, pois a acção desenrola-se durante a Segunda Guerra Mundial, referindo que foi inspirada na vida de Mary Jayne Gold, que trabalhou com o jornalista americano Varian Fry para tirar artistas e intelectuais de França; e também porque tinha adorado o livro O Último Comboio para a Liberdade, também da autora, opinião AQUI

Neste livro vamos conhecemos Nanée, uma jovem e rica americana, que vive em França e adora pilotar aviões. Com a invasão alemã, Nanée junta-se à Resistência, trabalhando com o jornalista Varian Fry e fica conhecida como A Mensageira, já que entrega informações a quem se encontra escondido. Temos também Edouard Moss, um fotógrafo judeu, que fugiu da Alemanha com a sua filha Luki, que vai acabar por ficar preso no campo de trabalho francês. 
Gostei muito como a autora interligou personagens fictícias com personagens reais, e como foi conduzindo uma história com guerra e perigos, mas também com amor. 
Foi muito interessante acompanhar Nanée e sentir-me envolvida no meio dos perigos. Gostei também de termos um pouco de informação sobre fotografia e a arte da revelação. 
Uma história muito interessante que nos dá a conhecer como americanos e franceses se juntaram para retirar de França artistas e escritores. 
Senti apenas falta de termos um pouco mais sobre as missões como mensageira mas compreendo o foco em Edouard.

   

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário