quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Espia da Rainha - Philippa Gregory



No Inverno de 1553, a jovem Hannah, uma judia de 14 anos, e o pai fogem para Londres perseguidos pela Inquisição Espanhola. Fixam-se nesta cidade e abrem uma livraria onde Hannah conhece o Lord Robert Dudley, um aristocrata influente. Dudley apercebe-se de que Hannah tem o dom de ver o futuro e leva-a para a corte para ser o bobo e espiar as irmãs, rivais e pretendentes ao trono, Mary Tudor e Elizabeth. Contratada como bobo, mas a trabalhar como espia, prometida em casamento a um judeu, mas apaixonada por Lord Robert Dudley, ameaçada pelas leis contra a heresia, traição e feitiçaria, Hannah tem que escolher entre a vida segura e tranquila de uma pessoa comum, ou a vida no centro das perigosas intrigas da família real.
_______________________________________________________________

Neste livro acompanhamos a história de Hannah Green, uma jovem judia que fugiu de Espanha juntamente com o seu pai para fugir à inquisição, com um espírito livre, mas prometida a um noivo judeu.
Após conhecer Robert Dudley, Hannah é levada para a corte como bobo, mas para trabalhar como espia, primeiro a Mary e posteriormente a Elizabeth.
Apesar de a personagem principal ser uma personagem fictícia, acompanhamos a história de Mary Tudor, desde a morte do irmão, a tornar-se Rainha, o seu casamento e até à sua morte; e também da sua irmã Elizabeth. Foca num período bastante atribulado, com a questão da sucessão do trono e interesses políticos. Em paralelo, a história de Hannah mostra-mos as dificuldades e perigos que os judeus enfrentavam a tentar esconder a sua verdadeira religião, e também a perda de Calais de parte da Inglaterra para a França.

Gostei bastante do livro, pois nenhum dos outros livros que li tinha tido como personagem a Rainha Mary Tudor.

1 comentário:

  1. Realmente o livro é interessante mas importa sempre salientar que a Philippa Gregory não tem respeito nenhum pela exactidão histórica. Pode ser uma boa contadora de histórias, mas falha em muito a nível histórico...

    ResponderEliminar