terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Desertor - Daniel Silva


Seis meses após o dramático final de Regras de Moscovo, Gabriel Allon regressa à lua-de-mel com Chiara e ao restauro de uma peça setecentista do Vaticano. Mas a sua paz é efémera.
De Londres chega a notícia de que Grigori Bulganov, espião e desertor russo que lhe salvou a vida em Moscovo, desapareceu sem deixar rasto. Nos dias que se seguem, Gabriel e a sua equipa travarão um duelo mortal com Ivan Kharkov, um dos homens mais perigosos do mundo. Confrontado com a possibilidade de perder a coisa mais importante da sua vida, Gabriel será posto à prova de maneiras inconcebíveis até então. E nunca mais será o mesmo.
Com um enredo surpreendente e um conjunto de personagens inesquecíveis, O Desertor é o thriller mais explosivo do ano e o melhor livro de Daniel Silva até à data.

_________________________________________________________________-


Bastou ler dois livros de Daniel Silva para o autor se tornar um dos meus preferidos, tendo começado a ler todos os livros que iam sendo lançados em Portugal, apesar de a editora não os ter publicado pela ordem que foram escritos pelo autor (vai-se lá tentar entender o que pensaram aquelas cabecinhas brilhantes).

Em todos os outros livros, nota-se que a história vai evoluindo cronologicamente, e neste livro “O Desertor”essa sequência é ainda mais fincada, pelo que é quase imprescindível ler primeiro “As Regras de Moscovo”.


Desta vez, Grigori Bulganov desaparece e as autoridades britânicas julgam que resolver voltar à Russia, no entanto Gabriel não acredita e após uma pequena investigação descobre que foi raptado por Ivan Kharkov. Ivan nutre um ódio profundo por Gabriel (leiam “As Regras de Moscovo” e descubram porquê), e como tal orquestra o rapto de Grigori e também de Chiara, tentando negociar com a troca dos filhos.

Gabriel delineia um plano para tentar resgatar Grigori e Chiara, não entregando os filhos a Ivan.


Tal como é hábito, Daniel Silva apresenta-nos uma história cheia de acção e perigos, colocando as personagens em cenários altamente arriscados, em que tememos pelas suas vidas.

Sem dúvida que pretendo continuar a seguir a série Allon e espero sinceramente que a Bertrand não demore muito a publicar o próximo livro - The Rembrandt Affair.

1 comentário:

  1. Quero mesmo ler este autor!! Esse Allon faz-me lembrar um pouco o Dr. Langdon do Dan Brown :)

    ResponderEliminar