quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escuta a Minha Voz - Susanna Tamaro


A recordação que mais a assombra é a do dia em que a árvore do quintal foi cortada, era ainda criança, de como foi brutalmente dilacerada, como as suas raízes, teimando não deixar a terra, foram arrancadas como se de um troféu se tratassem. Anos decorridos, numa alma em que habita ressentimento, em que a dor é uma condição para se sentir viva, tudo se despedaçou na vida da protagonista como a árvore cortada da sua infância, e é por sentir que também algo lhe falta, lhe foi truncado, que ela decide partir por um caminho de perguntas, em busca de si própria através dos trilhos sinuosos da história da sua família, aquela que é também a sua história. Ao longo das páginas deste livro que ressuscita as personagens do bestseller Vai Aonde Te Leva o Coração, diversas gerações entrelaçam-se como os ramos da árvore, e a voz que se faz escutar, tacteando ao longo do tronco, em busca das raízes que a abraçam e estrangulam, vai descobrir que a sua demanda é acima de tudo coroada pelo afecto a seiva unificadora, que obrigará a árvore a voltar-se para a luz independentemente dos obstáculos...
_________________________________________________________


Resolvi ler este logo após ter terminado “Vai aonde te leva o coração”.
Neste livro, Marta, neta de Olga, regressa a casa após a sua estadia nos EUA e ainda acompanha a avó na sua doença até esta morrer. É após a morte de Olga, que Marta encontra diários da sua mãe, Ilaria, e através destes tem uma perspectiva diferente da que se recordava da sua mãe. Acaba também por descobrir quem é o seu pai e procura-o. Decide também fazer uma viagem às suas raízes.
Senti que a autora tenta-nos passar a mensagem que as nossas raízes familiares têm importância para o nosso crescimento como pessoa.
Apesar de mais uma vez, ter-se revelado uma leitura rápido não teve o suficiente para me fazer gostar do livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário