quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A Sucessora: Carolina Nabuco

A SucessoraA Sucessora by Carolina Nabuco
My rating: 1 of 5 stars

Quem me conhece sabe que adorei o "Rebecca" de Daphne du Maurier e sabendo da polémica sobre o suposto plágio de du Maurier a este livro, confesso que fiquei algo curiosa para o ler. Assim, quando o vi na feira de velharias da Costa de Caparica a 1€ nem hesitei em comprar.

E afinal o que achei?
Na minha humilde opinião acho que a acusação de plágio é algo exagerada.
Sim, existem pontos em comuns entre os dois: a jovem rapariga que casa com um homem mais velho e rico, sendo para este o segundo casamento; a jovem - Marina - sente que vive à sombra da falecida mulher.
No entanto, não senti todo aquele clima de tensão e angustia que du Maurier criou em "Rebecca" em torno da "sombra" da falecida mulher, apesar das cenas em que Marina se sente "abafada" pelo retrato da primeira mulher - Alice Steen - e das opiniões de terceiros.
Também em "Rebecca" temos um segredo escondido e na parte final um acontecimento trágico, algo que não acontece em "A Sucessora".
A própria escrita não me cativou, algo descritiva, mas de uma forma que achei maçuda, em que algumas vezes a mudança entre cenas me confundiu e que me fez perder o interesse na história.
Em suma, tanta polémica e achei um livro franquinho e penso que "Rebecca" poderá ter sido inspirado n' "A Sucessora" e não plagiado.

View all my reviews

1 comentário:

  1. Olá Tita! Olha deixaste dois comentários quase iguais no meu post sobre cores de cabelo. Eu publiquei os dois, mas queres que algum seja apagado?
    E é verdade, não tens fotos das madeixas rosas? Fiquei super curiosa :D
    Beijinho

    ResponderEliminar