sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Retrato de uma Espia: Daniel Silva

Retrato De Uma Espia (Gabriel Allon, #11)Retrato De Uma Espia by Daniel Silva
My rating: 3 of 5 stars

Após ter "cortado relações" com o Departamento, Gabriel Allon vai passar um fim de semana a Londres, com Chiara, por causa de um restauro de um quadro. A caminho de um almoço, e após dois ataques terroristas em duas cidades europeias, Allon depara-se com um suicida e tenta evitar um atentado mas acaba por se envolver numa perigosa missão, que lhe é solicitada por Carter, director director da CIA. Na tentativa de parar a jihad, Allon recruta Nadia al-Bakari, filha de Zizi al-Bakari, um milionário saudita que contribuía para associações terroristas e que uns anos antes foi morto pelo próprio Allon. Ao contrário do seu pai, Nadia luta pelos direitos das mulheres e acaba por formar uma aliança com Gabriel, e prestando-lhe a ajuda necessária.

Assim temos mais uma missão com Gabriel Allon como protagonista, um ex-agente do Departamento. Com um ritmo de acção relativamente moderado, pois grande parte do livro vamos acompanhando o desenrolar dos preparativos da missão, que só acontece após cerca de metade da história. Daniel Silva continua com uma escrita simples e mantém a história interessante, apesar de uma narrativa mais lenta do que nos livros anteriores, deixando o ponto alto da acção para o último terço da história.
Gosto bastante do autor e do protagonista mas já começo a ficar cansada da fórmula usada por Daniel Silva para os livros Allon. A história inicia-se com Allon reformado e afastado do Departamento mas que por algum motivo volta a participar em mais uma missão perigosa (a última) e que o coloca em perigo de vida, mas que se safa e que volta a afirmar o seu desejo em que está reformado. Em linhas gerais é basicamente o que acontece nos livros Allon, e "O Retrato de uma Espia" é já o 11º livro da série, e sei que pelo menos existem mais 3 livros, mas talvez seja altura que Allon se reformar de vez. Porque não apostar em mais alguns livros da série Michael Osbourne, que conta apenas com 2? Ou até mesmo uma série nova?


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria Volume de uma Série
TBR Pile Reading Challenge 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário