quarta-feira, 23 de abril de 2014

D. Estefânia: Sara Rodi

D. Estefânia: Um Trágico AmorD. Estefânia: Um Trágico Amor by Sara Rodi
My rating: 2 of 5 stars

Tenho que confessar que pouco ou quase nada sabia sobre D. Estefânia, que foi rainha consorte de Pedro V de Portugal apenas durante 14 meses. No entanto este livro também não aprofunda bem a sua vida.
Contado na primeira pessoa, no leito da sua morte, D. Estefânia vai-nos dando a conhecer algumas partes da sua vida, com flashbacks, o que até poderia ter funcionado bem caso não me parecesse uma tentativa tão forçada para nos fazer crer no seu carácter angelical.
A verdade, é que D. Estefânia foi efectivamente (pelo que se conta) uma rainha que se preocupava com os mais desfavorecidos e doentes, bem como as crianças, tanto que a ideia de um hospital pediátrico - que foi posteriormente construído e teve o seu nome. Mas ser a própria a nomear as suas virtudes, de uma forma tão repetida, fez com que se tornasse demasiado convencida e nada humilde.
Julgo que a autora nos poderia ter dado a conhecer uma D. Estefânia mais real e humana, caso tivesse adoptado um tipo de discurso diferente, sem tanta exaltação das suas qualidades.
Além disso, uma história sobre uma rainha, mesmo que tenha vivido apenas 22 anos, merecia mais do que cerca de 185 páginas (isto porque as restantes páginas são informações sobre outras personagens.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Português
TBR Pile Reading Challenge 2014
Queen's Challenge

Sem comentários:

Enviar um comentário