domingo, 17 de agosto de 2014

Around the World in Eighty Days: Júlio Verne

Around the World in Eighty Days Around the World in Eighty Days by Jules Verne
My rating: 2 of 5 stars

Escolhi este livro para completar três desafios mensais e porque já há alguns anos que tinha curiosidade em ler algo de Júlio Verne. Além disso, recordo-me vagamente de quando era criança ter dado uns desenhos animados baseados neste livro.
Phileas Fog é um excêntrico inglês, obcecado com horas e temperaturas exactas, que decide apostar, com membros de um clube, que é possível fazer a volta ao mundo em apenas 80 dias. É acompanhado por Passepartout, o seu recente criado francês e nesta viagem tudo tem que ser devidamente cronometrado para que Fog consiga atingir o seu objectivo. Claro que a viagem não decorre sem imprevistos que vão dificultar a vida a Fog e nos fazem duvidar que este consiga ganhar a aposta.
Não sei bem o que esperava do livro, talvez uma história mais centrada nas diferenças culturais dos locais por onde Fog passa, mas a verdade é que a história e os protagonistas não me convenceram e achei o livro algo maçudo. É certo que a história tem algum interesse, principalmente na forma como Júlio Verne construiu o livro, tendo por base a matemática como forma de cumprir o objectivo, como também as limitações de transporte da época.
No entanto não foi história que me prendesse.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Inglês
12 Clássicos em 2014
Diversidade Literária 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário