quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias: Edgar Allan Poe

Os Crimes da Rua Morgue e outras históriasOs Crimes da Rua Morgue e outras histórias by Edgar Allan Poe
My rating: 4 of 5 stars

Este é um livro com 3 contos, cuja personagem principal é Dupin, que é praticamente um detective não oficial e que é considerado como o precursor de Sherlock Holmes.

Os Crimes da Rua Morgue
(Conto lido para o Projecto Sexta Assombrada)
Há muito tempo que tinha curiosidade em ler Poe e mais concretamente este conto.
Conta-nos a história de dois brutais assassinatos de mulheres na Rua Morgue, e que acompanhamos os relatos de algumas testemunhas. Mas estes relatos têm pontos divergentes e parece que a investigação não levará a nenhum resultado. Até que Dupin resolve pegar no caso e com a sua observação, desvenda o grande mistério.
Gostei bastante do conto, mas tenho que confessar que o enquadro mais como um conto policial do que de horror. No entanto, poderá causarmos um desconforto a descrição de como os corpos são encontrados e qual o seu estado. Também a revelação do culpado é surpreendente.
Gostei mesmo muito e quero ler mais do autor.

O Mistério de Marie Rogêt
Este é um conto policial baseado em detalhes do crime real de Mary Cecilia Rogers, que foi assassinada nos arredores de Nova Iorque.
Neste conto, a acção principal passa-se em Paris, e Edgar Allan Poe conseguiu descobrir o que se passou com Mary Rogers, só recorrendo aos relatos nos jornais.
Achei uma excelente história policial, com uma boa dose de investigação dos factos, no entanto o final desiludiu-me um bocadinho, pois não temos o desfecho conclusivo.
Esperava um pouco mais deste conto.

A Carta Roubada
Neste último conto, Dupin enfrenta o mistério de uma carta que foi roubada pelo Ministro D, e que a polícia não a consegue descobrir.
É um conto muito pequeno mas não deixamos de ter o relato de como Dupin resolveu o mistério da carta.


No geral foi uma boa experiência com Poe e ficou a vontade de ler mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário