terça-feira, 25 de novembro de 2014

Segredos do Passado: Deborah Smith

Segredos do PassadoSegredos do Passado by Deborah Smith
My rating: 4 of 5 stars

Depois de este ano já ter lido "A Doçura da Chuva" resolvi pegar no livro com algumas expectativas pois é um dos livros preferidos da Cata do Páginas Encadernadas.
Contada do ponto de vista de Claire Maloney vamos ficar a conhecer sua história bem como a de Roanie Sullivan, num primeiro momento enquanto são crianças, e numa segunda fase 20 anos depois.
Enquanto Claire vem de uma grande e rica família, Roanie é pobre e vive à margem com um pai negligente e mau; mas Claire consegue ver para lá de preconceitos, mas acaba por ser uma relação mal vista pela sua família. Vamos depois reencontrar as personagens, 20 anos depois de se ter afastado mas a verdade é que Claire e Roanie nunca ultrapassaram bem a separação.
O livro arranca com um ritmo um pouco lento e com muitos aspectos da vida familiar e social das personagens mas que serve como uma introdução à história e aos problemas que virão mas, passadas poucas páginas, estava já agarrada à história de Claire e Roanie.
A escrita é simples e fluída mas que nos cativa pela forma como nos apresenta as personagens e as suas relações, quer entre eles, quer com a envolvente. A segunda parte do livro ainda me atraiu mais pelas cartas que nos vão sendo apresentadas e que nos permitem conhecer um pouco melhor Roanie, que foi a minha personagem preferida. Um miúdo, que apesar da dureza da vida, consegue provar que é um bom ser humano e singrar na vida.
Foi também interessante ver como a autora retratou alguns familiares que são pessoas muito religiosas mas que depois acabam por "fechar os olhos", tornando-as tão reais pois quem é que não conhece pessoas que "andam na igreja a bater com a mão no peito" mas assim que saiem cá para fora conseguem ser tão más? Eu conheço!
Uma história que para além de ser uma história de amor, é uma história de redenção e de sermos amados.
Gostei mesmo muito!


1 comentário:

  1. Olá,
    Este é um dos livros que quero ler, não sei quando.
    Também vi boas criticas sobre A Doçura da Chuva mas primeiro quero ler Segredos do Passado.

    ResponderEliminar