Título: O Assalto (Gabriel Allon #14)
Autor: Daniel Silva
Editora: Bertrand
Classificação: 4 Estrelas
Ao fim de 14 livros da série Allon e mesmo depois de já me ter "queixado" que estava a ficar um pouco cansada a saga, continuo a gostar. Contra-senso? Talvez, mas vou encarar quase como um "guilty pleasure" sem, no entanto, me sentir culpada de ler os livros.
Nesta nova aventura, Allon encontra-se em Veneza a restaurar um retábulo, enquanto Chiara, que está grávida, vai trabalhando para o seu pai. No entanto, o sossego é quebrado, quando Allon é contactado pela polícia italiana pois Julian Isherwood é o principal suspeito de um brutal homicídio. Desta forma, Gabriel Allon acaba por ser persuadido a descobrir o culpado do crime, mas também a encontrar uma obra de arte há muito desaparecida - a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio!
Entramos, mais uma vez, no mundo da espionagem, que nos vai levar a várias cidades europeias, mas também, claro está, a Israel. No entanto, desta vez, notei que Allon abrandou o ritmo frenético das suas missões, tornando-as mais ponderadas e estratégicas, em vez que tiros e "porrada". E confesso que me agradou bastante esta mudança de postura pois revela o amadurecimento de Allon, como também encarei como uma preparação para o futuro que se avizinha.
Para além desta parte estratégica, temos também uma pequena visão do mercado de arte roubada, e algumas técnicas de restauro.
Apesar de este livro ter um ritmo mais claro, o que poderá não agradar a alguns fãs da série, eu gostei bastante e senti que ganhei um novo ânimo para continuar a acompanhar a saga.
Gosto muito dos livros do Daniel Silva, ainda não li muitos. Mas do que li, gostei imenso!
ResponderEliminarhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Olá Miguel,
EliminarAssim de repente só me falta ler O Espião Improvável. Tens estado a seguir a ordem cronológica a série Allon?
Ainda bem que gostas =)
Olá,
ResponderEliminarO único livro que li do autor foi "O Criado Secreto" e gostei. Não comprei mais porque a série é demasiado longa embora eu adoro ter as séries completas esta é daquelas que nunca vou conseguir completar.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarEu percebo-te pois realmente esta série já vai longa... este é o 14º livro e pelo que sei, ainda não terminou.
Quem sabe de daqui a uns anos, aos pouquinhos, a consegues completar ;)
Beijinhos
Ois,
ResponderEliminarmais um que nunca li e gostava mas é tanta coisa para ler rsrs
bjs e boas leituras
Olá Fiacha,
EliminarPois é, há tantos livros que gostaríamos de ler mas não conseguimos ter oportunidades para tudo =)
Bjs