segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Último Conjurado: Isabel Ricardo

O Último Conjurado
Título: O Último Conjurado
Autor: Isabel Ricardo
Editora: Saída de Emergência
Classificação Atribuída: 4 Estrelas

Este é um romance histórico passado em 1640 na preparação da Restauração de Independência e confesso que é uma época que conheço pouco.

A história gira em torno do Capitão Gualdim, um misterioso mascarilha que luta contra as medidas que o poder espanhol, e vi-o um pouco como Zorro e Robin Hood português. A par do Capitão Gualdim temos também um grupo de três jovens amigos cavaleiros - D. Pedro, D. Diogo e D. Afonso - e que vão fazendo de elos de ligação entre várias personagens, mas também muito importantes para a revolução que se avizinha. Tenho ainda que falar de Laura, a jovem que desperta paixões, mas inteligente e que foi a minha personagem preferida. Juntando-se ainda o D. Manuel Vilar e o seu pai, que são daquelas personagens que "mexem" connosco e que nos dá vontade de esganar.
Gostei muito da história, cheia de aventuras e peripécias, mas também de alguma preocupação, interligando factos históricos sem se tornar maçudo, tendo uma boa contextualização e descrição da época.
Sendo o mistério da identidade do Capitão Gualdim, um dos pontos em que assenta a narrativa, fazendo com que o leitor tenha várias teorias, ao longo do livro, na tentativa de descobrir a verdadeira identidade do Capitão Gualdim. E devo dizer que pouco depois de ter iniciado o livro, desconfiei da sua identidade e não é que acertei =) E mesmo acertando, tal não retirou prazer à leitura e aquando da cena da revelação, fiz um sorriso e disse "ahah tinha razão" XD
Mas apesar de ter gostado, não é um livro que lhe atribua a classificação máxima por dois aspectos.
Senti falta de um pouco mais de informação histórica a respeito do período pré e pós Restauração, e penso que seria uma mais-valia, se incluísse uma espécie de nota histórica no final, desenvolvendo um pouco a parte histórica deste período.
Senti-me um pouco "perdida" quando havia mudanças de cenários, e como tal tinha que reler os últimos dois ou três parágrafos para perceber que tínhamos mudado de local. Julgo que, um espaçamento entre parágrafos poderia ajudar o leitor a compreender melhor estas mudanças.

No entanto, foi uma boa leitura com uma escrita muito acessível e um bom enredo que nos leva a ir avançado na história sem nunca perder o interesse. Uma óptima recomendação para quem goste de romances históricos.


15 comentários:

  1. Ois,

    Foi um livro que gostei de ler sem duvida e a escritora é muito acessivel e simpática, a ver se leio mais algum livro dela :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também fiquei com vontade de conhecer livros da autora. Sim eu reparei que a autora participou na vossa leitura conjunta =D
      Bjs

      Eliminar
    2. Olá, Fiacha!
      Obrigada pelo comentário e pelo prazer de ter participado na leitura conjunta do livro! Foi uma experiência muito gratificante!
      Tenho a certeza de que irás gostar muitos dos outros também!
      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  2. Olá :)
    Quero começar a ler mais romances históricos e este parece-me bem. Fiquei curiosa com a tua opinião.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este é uma boa forma de te iniciares nos romances históricos, não é nada chato =)
      Beijinhos e boas leituras também

      Eliminar
    2. Olá, Sara!
      Acho que não te irás arrepender! ;)

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  3. Olá,
    As opiniões que vi deste livro são todas positivas. Este é mais um livro que quero ler mas não sei quando vou ter tempo.
    Adorei a tua opinião. Deu para saber o que esperar e não revelaste demasiado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Esta opinião foi particularmente difícil precisamente para não contar demasiado. Fico contente por teres gostado da opinião e ficado ainda mais curiosa com o livro =)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, Tânia!

      Prometo que te irás divertir a valer e vibrar com todas aquelas personagens, principalmente, com o "fofinho", como a Sofia Pinela chama ao vilão do livro!... ;)

      Beijinhos
      Isabel Ricardo

      Eliminar
  4. Olá, Tita!
    Adorei o teu comentário e saber que gostaste muito do livro!
    É sempre muito bom saber a opinião dos leitores. :)

    Quanto ao que falas sobre mais informação histórica no final do livro, receei que os leitores achassem muito aborrecido se houvesse ainda mais. É bom saber isso!

    Tentei contar tudo de uma maneira fácil em que os leitores se sentissem integrados na época, ao mesmo tempo que se familiarizavam com as personagens e os ambientes...

    Se puderes, coloca este teu comentário na página do livro, sim?

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/o-ultimo-conjurado/

    Gostava muito!
    Já la está o do Fiacha, além d' A Guerra dos Sonos, Delícias à Lareira, O Imaginári dos Livros, Leituras do Fiacha...

    Ah! E tenho a certeza que irias adorar ler "A Demanda do Mestre" e "A Revolução da Mulher das Pevides"!

    Beijinhos e boas leituras!
    Isabel Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Muito obrigada pelo seu comentário e fico contente por ter gostado da minha opinião =)
      Para mim, a nota histórica, teria sido uma mais-valia, pois esta é uma época, que infelizmente sei muito pouco e seria uma forma de ficar a conhecer um pouco mais da história do nosso País. No entanto, percebo e compreendo a sua decisão em não incluir.
      Mas gostei muito da história e da forma como interligou tudo.
      Claro, vou partilhar o meu comentário na página do livro.
      E vou colocar esses livros na minha lista, pois agora fiquei curiosa =)

      Beijinhos


      Eliminar
  5. Olá Tita :)

    Este é o "Meu" romance histórico... Foi o livro que me fez apaixonar pelo género há já alguns anos e esta nova reedição foi uma grande aposta e está a tingir novos leitores, o que é sempre bom :)

    Aconselho vivamente outros livros da Isabel. Se gostaste deste, vai rir às gargalhadas com A Revolução da Mulher das Pevides!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Eu sabia que havia alguém que falava imenso no livro só não me lembrava quem. Afinal és tu =D E foi no teu blogue que "ouvi" falar primeiro no livro e me despertaste a curiosidade.
      E acho que para quem se quer iniciar no género romance histórico. este é o livro indicado =)
      Estou super curiosa com os restantes livros da Isabel.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ahahahahah sou eu a "louca" pelos livros da Isabel meio desconhecidos do grande público, o que é pena porque são muito bons!
      Sim são, até porque não levamos com aquela dose exagerada de História, que muita gente não gosta, mas conseguimos sempre aprender qualquer coisa de novo.

      Lê qualquer um deles, que não te vais arrepender ;)

      Eliminar
    3. Estou bastante curiosa e a ver se os consigo comprar ou então a ver se há na biblioteca aqui na zona.
      Obrigada pela recomendação =)
      Bjs

      Eliminar