sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Despertar da Magia: George R.R. Martin

O Despertar da Magia (As Crónicas de Gelo e Fogo #4)
Título: O Despertar da Magia
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 3 Estrelas 

(Releitura em Junho 2015 / Lido 1ª vez Setembro (?) 2008: 5 Estrelas)

Vou começar já pela classificação. Se da primeira vez atribui 5 estrelas, desta vez fiquei-me pelas 3 estrelas (talvez será um 3,5) porque não achei que tivesse um ritmo tão bom como estava à espera.
É certo que neste volume vamos acompanhando os desenvolvimentos dos jogos políticos do volume anterior e tem a cena da batalha em Porto Real que adoro. No entanto, não me senti tão ligada às personagens como esperava, com excepção a Tyrion, Arya e Sansa, mas os restantes POV's aborreceram-me. Não sei se por estar a ser uma releitura ou por simplesmente não estar muito "virada" para ler este tipo de livros. Incrivelmente gostei dos capítulos de Sansa, mais do que pensava, pois tinha ideia que só tinha começado a simpatizar com a personagem mais para a frente, mas felizmente foi mais cedo do que esperava e é uma das personagens que mais vai evoluindo enquanto pessoa. E é também nos capítulos de Sansa, que vamos vendo um pouco mais sobre o carácter do Cão de Caça.
Ainda muito vai acontecer, eu sei e talvez seja por já saber o que vai acontecer, me sinta um pouco mais "aborrecida" com as personagens.
É certo que gosto do mundo criado, bem como todas as intrigas e conspirações, mas realmente não me senti tão "presa" como gostaria (apesar de ter lido o livro em 4 dias).

Tenho grandes expectativas para os livros 5 e 6 que serão lidos no próximo mês, pois são os que acho os melhores. Vamos lá ver como vai correr.

8 comentários:

  1. Ois,

    Ainda bem que estás a gostar de reler os livros e sem duvida que o que ai vem, em especial o 6 é bem bom .D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Por acaso tem sido uma boa releitura e sim o 6 é excelente.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá, Patrícia :)
    Por isso é que nem tenho vontade de reler as Crónicas, porque sei que ficaria saturado, devido à escrita do Martin. É tudo muito lento e há capítulos chatos. Se bem que é isso que torna a escrita dele diferente, porque conseguimos acompanhar a profundidade das personagens.
    És das poucas pessoas que, tal como eu, gosta dos capítulos da Sansa. Eu adoro-a!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ludgero,
      Eu comecei a gostar da Sansa no terceiro volume mas é a primeira vez que estou a ler a série.
      Boas leituras.

      Eliminar
    2. Yeeeey mais um fã da Sansa (nada sonsa!) :D

      Eliminar
    3. Olá Ludgero!
      Até gostei de reler os três primeiros, mas este achei-o mais chato. De qualquer modo, estou super ansiosa para reler os livros 5 e 6, que para mim, são os melhores =D
      Quanto à Sansa, não gostei muito dela nos dois primeiros livros mas depois comecei a simpatizar com a moça, mas pensava que seria só a partir do livro 5... afinal foi mais cedo do que me lembrava =)
      É daquelas personagens, que se nota, que evoluiu e cresceu.
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Agora fiquei triste, estava a pensar que este livro ia ser melhor que o anterior e afinal, ups não vai ser nada, né? Vai correr bem, eu vou gostar, diz que sim pois se não me sentir entusiasmada para este vou ficar desmotivada para ler a saga.
    Parece dramático mas é assim que me sinto agora neste momento.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Não fiques triste. A primeira vez que li o livro, dei-lhe 5 estrelas, mas agora, sendo uma releitura e tendo ainda algumas imagens da série de tv na cabeça, não sei, esperava mais.
      Mas nada de ficares desmotivada pois posso-te garantir que os melhores livros ainda estão por ler! Os livros 5 e 6 são fantásticos!
      Beijinhos

      Eliminar