terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Casa Quieta: Rodrigo Guedes de Carvalho

A Casa Quieta (Jornalistas Escritores, Escritores Jornalistas #1)
Título: A Casa Quieta
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Editora: Dom Quixote (Revista Visão e Jornal Expresso)
Classificação: 2 Estrelas

Este livro não é de leitura fácil e acredito que também não agradará a todos os leitores.
Foi-me muito difícil iniciar-me nesta leitura, com uma escrita/narrativa "fragmentada" (num linha fala de algo e na linha seguinte fala de outra coisa, às vezes noutra altura, sem a devida pontuação), com vários saltos temporais, e com vários narradores.
Rodrigo Guedes de Carvalho aborda temas como o sentimento de perda, a solidão, traição e morte, o que torna o livro rico em sentimentos e pensamentos. No entanto, não consegui ultrapassar a estranheza da construção da narrativa.
A premissa é interessante, no entanto achei a escrita demasiado confusa para a poder apreciar devidamente. Estive muito indecisa entre 1 ou 2 estrelas, tendo acabado por me decidir pelas 2 porque não cheguei a odiar o livro ou a narrativa, pois a ideia da história é interessante apesar de não me ter cativado


21 comentários:

  1. Olá Tita
    Não me parece que vá querer ler este livro. Não conhecia e pela tua opinião já vi que é um pouco "complicado".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Na altura aproveitei a promoção porque tinha alguma curiosidade em ler algo do jornalista/escritor, mas realmente não fez muito o meu género.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Não conhecia o livro mas também vai ser difícil pegar nele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Eu também só conheci o livro na altura que saiu na promoção. E percebo que não te cative.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Já tentei ler um outro livro deste jornalista/escritor e não consegui perceber bem onde ele queria que o leitor chegasse com a leitura do livro. Isto é, qual era o propósito do livro.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Ahhh estou a ver então que faz parte do estilo de escrita do autor. Assim, dificilmente irei ler algo mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita,
    Tens uma tag no meu blog, para ti;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Já vou passar pelo blogue e ver essas tags todas =)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita,
    Tens mais uma Tag no blog para ti.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Tita,
    O Ludgero vai realizar uma maratona de leitura de 24 horas no fim de semana de 22 e 23 estás interessada em participar?
    Depois diz alguma coisa, não tenho o teu e-mail por isso tive de mandar por aqui.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Já vi os vossos comentários no post do Ludgero ;) mas vou deixar passar. Nunca participei em nenhuma desse género porque não é formato que me agrade. Mas espero que vocês consigam ler bastante =)
      O melhor email é capaz de ser o do blogue oprazerdascoisas@gmail.com pois assim não se "perde" no meio dos outros =)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Tita,
    Parece-me um livro "dificil". Mesmo pela história este livro não me chamou a atenção. E agora com a tua opinião ainda menos.
    O próximo livro será melhor :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      A minha dificuldade foi mesmo com o tipo de escrita do autor, achei-a confusa e sem sequência. Realmente não é um livro que recomende.
      Há muitas mais leituras =)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o comecei a ler. Ainda não me puxou a vontade para começar a leitura :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel
      Ele também andava cá por casa desde que saiu com a revista =P
      Na minha opinião também não perdeste nada por ainda não o teres lido ;)
      Bjs

      Eliminar
  9. Olá, Tita. Eu tenho dificuldade em perceber o que esse jornalista às vezes quer dizer, enrola-se nas palavras, e pelo que parece na escrita ainda é pior :P
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      Por acaso não sinto dificuldade em o perceber, mas verdade seja dita raramente vejo o telejornal da noite =P Mas sim, achei a escrita muito confusa, em que o paragrafo seguinte não acompanha o anterior e é coisa que não gosto.
      Beijinhos e boas leituras também... e já agora, boa escrita =)

      Eliminar
  10. Olá,
    Tenho este livrinho há muito tempo na estante... Já lhe peguei, mas não me cativou. Talvez lhe dê uma hipótese, um dia. Só para tirar a teima.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      Claro, se já o tens, nada como, um dia tentares. Até pode ser que corra melhor... ou não ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Tita,

    Já me passaram pelas mãos dois livros deste autor. Um li até ao fim e outro deixei-o a meio. Da minha experiência revejo-me nas palavras que usaste. O autor tem uma forma muito estranha e e própria para escrever. Eu também não gostei e não penso pegar em mais nenhum livro do autor.
    Boas leituras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Foi a minha estreia com o autor e com a tua opinião também não vou voltar a pegar em mais nenhum.
      Beijinhos

      Eliminar