segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A Revolução da Mulher das Pevides: Isabel Ricardo

A Revolução da Mulher das Pevides
Título: A Revolução da Mulher das Pevides
Autor: Isabel Ricardo
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

Esta não será uma opinião "típica" mas sinto vontade de me explicar um pouco.

Conheci a escrita de Isabel Ricardo com a leitura de O Último Conjurado (podem ler a minha opinião aqui) e posteriormente comecei a falar com a autora através do Facebook. Isabel Ricardo é uma querida. A sério! E se já era o que achava, só conhecendo-a pela internet, pude comprovar ao vivo, na FLL. Estive um bocadinho com a autora e adorei conhece-la. Foi também nessa altura, que adquiri, através da própria Isabel, um exemplar deste livro com na edição antiga pois ainda não se sabia se iria, haver ou não, uma edição nova através da Editora Saída de Emergência.
A sinopse do livro agradou, quer a mim, mas também à Sofia do blogue Delícias à Lareira e surgiu a ideia de fazermos uma leitura conjunta. Ideia essa que decidimos partilhar no grupo do Fiacha no Facebook. E aí, tivemos uma surpresa maravilhosa, a Editora Saída de Emergência ia editar no final deste ano, este livro, pelo que decidimos adiar a nossa leitura para quando fosse lançada essa nova edição - esta que podem ver na imagem.
Uns dias antes desta nova edição ser lançada tive uma enorme surpresa por parte da editora. Recebi em casa, um exemplar desta nova edição e como se não bastasse essa surpresa, quando vejo numa das badanas um comentário meu, a respeito do livro "O Último Conjurado". Nem queria acreditar! Fiquei mesmo muito contente! Muito obrigada Inês e à Saída de Emergência! =D



Só mais uma pequena nota. Para esta leitura conjunta, o livro tinha sido "dividido" em 5 partes, em que teríamos que ler uma parte por semana, para depois fazermos os nossos comentários e trocarmos ideias. E cumpri... durante as 3 primeiras semanas =P porque depois não me consegui "controlar" e "tive mesmo" que continuar a ler =)

E finalmente, a minha opinião

A história desenrola-se durante os anos das invasões francesas, ou melhor, da primeira invasão por parte dos exércitos de Napoleão. Confesso que é um período da nossa história, que pouco ou nada sabia, apenas que a Família Real tinha fugido para Brasil.
As primeiras duas fases, funcionam como apresentação, quer das personagens, enredo e de contextualização histórica. Vão-nos sendo dadas a conhecer as conspirações por parte de Napoleão, onde conseguimos perceber claramente quais são as suas ambições. Conhecemos também, um bom leque de personagens, entre os quais o General francês Junot, que comandou a invasão de Portugal e que se tornou governador-geral do país, durante o período da primeira invasão; a população do Sítio da Nazaré, tais como Ana Luzindra, Joana da Estopa, António Enjeitado e Maria dos Anjos; dois soldados, um português e outro espanhol, Rodrigo e Diego.
As personagens do Sítio, são personagens bem construídas e reais (e são mesmo, na sua grande maioria, pessoas que existiram e enfrentaram os franceses). A Isabel teve até o cuidado de reproduzir o sotaque típico desta zona, tarefa que acredito que seja bastante difícil, mas que se torna bastante divertido de ler. Ahhh e as pragas?! São tão giras!
A autora explorou vários pontos de acção, o que torna este livro tão rico e delicioso de ler.
E as personagens? Como não gostar delas?
Ana Luzindra mostra que é uma mulher muito para além da sua beleza, uma mulher de coragem e que faz tudo o que pode para salvar a sua família. Maria dos Anjos, passa por muito e que me deixou o coração bastante apertado, e consigo perceber a forma como tenta superar tudo. Mas, a melhor personagem do Sítio, para mim, é mesmo Joana da Estopa. Que velhota rija! Nunca baixa os braços e proporcionou-me ainda umas boas gargalhadas, cheguei até a ter pena do jovem francês eheheh
Adorei ainda a interacção entre Rodrigo e Diego, com todas as suas "bocas" para com o outro, mas também pela forma como se relacionaram. Ahhh e também tivemos um momento bem divertido com estes dois e que envolve um salvamento aquático ;)
A certa altura temos a verdadeira "Revolução da Mulher das Pevides" pelo povo, homens, mulheres, velhos e novos, que se juntam e conseguem surpreender os franceses. Grandes e corajosos homens e mulheres! Gostei muito de saber que a Isabel é descendente, quer pelo lado materno, quer paterno, desta gente de fibra. Mas também, a retaliação dos franceses, com cenas mais violentas, algumas delas bem fortes, mas que tornam a história ainda mais real.
No entanto, existem dois pontos que poderão "afectar" a leitura a alguns leitores. Um prende-se com a quantidade de personagens da Nazareh, que inicialmente podem criar alguma "confusão" ao leitor, pois são muitos nomes e graus de parentescos e julgo que um glossário de personagens seria uma mais-valia neste livro. O segundo ponto é termos muitas falas em espanhol, o que pode criar algum desconforto. É um espanhol muito acessível e em palavras mais "complicadas" temos a devida tradução na nota de rodapé. Para mim, estes dois aspectos em nada prejudicaram a minha leitura, nem tão pouco retiraram o prazer que senti a ler este livros, mas achei por bem referi-los, para um futuro leitor interessado ficar devidamente informado do que poderá encontrar.
Quando cheguei ao fim, senti falta de mais. Queria saber mais sobre o que aconteceu ao povo do Sítio, principalmente ao António Enjeitado e a Ana Luzindra; mas também sobre Maria dos Anjos, Rodrigo e Diego. Espero que a autora escreva, em breve, os próximos volumes =)
Tendo as duas edições e sabendo que a autora alterou o capitulo final, optei por ler os dois. Isto é, fiz toda a minha leitura com a nova edição, que acho bastante bonita, e quando cheguei ao último capítulo, li primeiro o da antiga edição e depois o da nova. E devo dizer que gostei mais do novo final. Pareceu-me mais envolvente com a história.
Sem dúvida, uma excelente leitura, e que irá figurar no top das minhas melhores leituras do ano.

Com este livro, fiquei ainda com mais vontade de ler os livros da Isabel Ricardo dedicados a Nuno Álvares Pereira o Santo Condestável, e que são mencionados numa nota de rodapé. Quem sabe se não serão futuras apostas da editora? Eu gostava  =)


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    Quero muito ler os livros desta autora, parecem ser mesmo bons!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Li os dois livros publicados pela SdE e gostei muito. Este em especial adorei!
      Recomendo!!
      Além disso, a Isabel é uma querida =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,

    Venho finalmente ler a tua opinião. Terminei hoje a leitura e já publiquei a minha no blogue, também. Gosto muito de comparar as minhas ideias sobre um livro com as tuas porque encontro sempre pontos comuns.

    Adorei a leitura, mas também fiquei com vontade de ler mais. As personagens do sítio são um mimo e aquelas pragas são hilariantes. Confesso que a escrita com aquela forma de falar dos nazarenos e o espanhol me atrasaram um bocadinho a leitura, mas nada de preocupante. Deixei uma pequena crítica à Maria dos Anjos na minha opinião, que tenho curiosidade para saber se concordas comigo ou não.

    Acho que apesar da leitura conjunta não ter corrido pelo melhor (tu porque te adiantaste e eu porque me atrasei) tivemos bom gosto na escolha do livro. A Isabel não desilude, não é?
    Também quero ler o tal sobre o Nuno Álvares Pereira :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia
      Tenho que ir ler a tua opinião. Oh, obrigada pelo elogio =9 Também gosto muito de ler as tuas opiniões precisamente por isso, acho que temos gostos parecidos.

      São, não são? Eu ri-me tanto! Sim, no início também me custou um bocadinho a ler mas depois habituei-me e achei normal.
      Hum, tenho que ir mesmo ver o que achaste de Maria dos Anjos.

      É mesmo um excelente livro mas sim, percebo que não fomos muito cumpridoras com o prazo =P
      Esperemos que esse seja a próxima aposta da SdE. Gostava muito =)

      Beijinhos

      Eliminar