segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Ilha das Trevas: José Rodrigues dos Santos


A Ilha das Trevas
Título: A Ilha das Trevas
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar de estar catalogado como ficção, é tudo demasiado real.
Relata-nos vários episódios, ao longo dos anos, desde a invasão por parte da Indonésia, até à independência de Timor.
Invasão. Genocídio. Massacre. E a comunidade internacional sempre indiferente ao que acontecia em Timor.
Como sempre o autor transmite-nos todas as informações que julga relevantes para percebemos a história e o seu contexto e, desta vez, não me senti assoberbada.
Um aspecto que me fez "comichão" foi em parte o tipo de escrita. Senti que o autor optava por escrever, usando uma linguagem como se estivéssemos a ter directamente uma conversa ao vivo. Mas talvez seja por este ter sido o primeiro livro de ficção que José Rodrigues dos Santos escreveu.

Um livro que me impressionou, com descrições que me deixaram completamente arrepiada com tanta crueldade.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Quero tanto começar a ler os livros do autor! Não sei porque ainda não o fiz. Mas devo começar por este.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Até vou gostando dos livros do JRS mas às vezes, cansa de tanta informação. Mas dá-lhe uma oportunidade.
      Eu gostei muito deste.
      Beijinhos

      Eliminar