segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Rainha Perfeitíssima: Paula Veiga


A Rainha Perfeitíssima
Título: A Rainha Perfeitíssima
Autor: Paula Veiga
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 2 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui.

Não é novidade que romances históricos é, de momento, o meu género literário preferido e sendo um livro que se foca na história de Portugal, são logo dois motivos que me fazem ficar interessada.
Este livro centra-se na figura de D. Leonor de Lencastre, que acompanhou o reinado de quatro reis, já que foi sobrinha de D. Afonso V, esposa de D. João II, irmã de D. Manuel I e tia de D. João III. Apesar de adorar a história de Portugal, confesso que pouco ou nada conhecia sobre a vida de D. Leonor e por isso tinha muitas expectativas com este livro. Infelizmente, essas expectativas não foram superadas e existiram vários aspectos que não consegui ultrapassar.
Primeiro aspecto prende-se com o factor de existirem dois narradores diferentes. Temos partes narradas na primeira pessoa por D. Leonor, quase como se fosse uma espécie de diário pessoal, e outras em que temos um narrador externo que nos narra os acontecimentos, e que se interligam. Por norma, até gosto da narração da primeira pessoa, no entanto foi algo que não me agradou e senti que não fazia grande sentido.
Um outro ponto e que se relaciona com a narração na própria pessoa é D. Leonor contar-nos pontos da História de Portugal que só vão acontecer após a sua morte, o que para mim, não faz sentido. Afinal de contas, como é que alguém sabe o que vai acontecer após morrer? Neste caso, teria sido mais realista se fosse o narrador externo a revelar-nos o futuro.
Também a própria escrita não foi convincente. Achei-a demasiado informal e pouco adequada à época em questão. É certo que não estou a falar em termos um português totalmente arcaico mas esperava uma linguagem menos "actual". É certo que à medida que vamos avançado na leitura, a escrita vai-se adaptando à época mas, nomeadamente nas partes de D. Leonor, a escrita mantém um registo muito próximo da actualidade.
Tive também muita dificuldade em ligar-me à história e à personagem D. Leonor, e mesmo nas partes narradas na primeira pessoa, não senti nenhuma ligação emocional com D. Leonor.
Julgo que o livro poderia ter sido mais desenvolvido. Afinal de contas trata-se de um romance histórico que acompanha toda a vida da Rainha D. Leonor mas que tem apenas cerca de 250 páginas o que, para mim, me parece pouco.
A sensação final que fiquei, foi que a autora se limitou a relatar factos e informação histórica, ligando-os com a perspectiva directa de D. Leonor, na tentativa de tentar aproximar o leitor. Mas, comigo, não funcionou.
Apesar de todos os aspectos que não me agradaram, foi interessante ficar a conhecer a vida de D. Leonor, que foi uma Rainha que se preocupou, após a morte do seu filho, em tentar criar condições para os mais desfavorecidos.
Mas, realmente, esperava mais do livro.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Que pena que não gostaste tanto. E sendo tu uma especialista neste género confio em ti.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Realmente foi um livro que não me conquistou. É certo que aprendi umas coisas mas ficou muito aquém das minhas expectativas.
      Beijinhos

      Eliminar