quarta-feira, 10 de maio de 2017

Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial: Maria José Oliveira


Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial : frente europeia, 1917/1918
Título: Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial: Frente Europeia, 1917/1918
Autor: Maria José Oliveira
Editora: Saída de Emergência
Classificação:4  Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro aqui

Quando vi os vídeos de apresentação que a Editora Saída de Emergência publicou no Youtube (podem ver os vídeos AQUI e AQUI fiquei logo cheia de curiosidade.

Tenho ideia que a Primeira Guerra Mundial é pouco abordada na literatura, quer seja ficção, quer não-ficção. De que me recordo, li apenas o romance A Filha do Capitão do José Rodrigues dos Santos em que parte da acção se desenrolava durante a Primeira Grande Guerra.

Este é um livro não-ficção, cujo ponto de partida foi a tese da autora e que aborda as condições dos homens portugueses que partiram para a Primeira Grande Guerra.
A decisão de Portugal entrar na Grande Guerra, por parte da I República, foi muito polémica, pois não houve qualquer explicação ao país. Sendo que esta participação trouxe várias consequências, quer para o combatentes mas também para o próprio regime. Uma Guerra que não se confinou apenas no continente europeu mas também a necessidade de enviar tropas para a África, pois os Alemães atacaram também as nossas colónias.
Este é um livro que impressiona, quer pelos números dos portugueses envolvidos mas também por percebermos que estes homens não tinham, nem preparação para a guerra, nem apoio do Governo.
Nota-se um excelente trabalho de investigação pois o livro está cheio de notas para fundamentar as informações mas também com várias imagens de época que enriquecem ainda mais o livro.
Encontramos muitas citações e excertos de cartas. Cartas dos prisioneiros para a família, cartas das famílias para os prisioneiros. Cartas que não chegaram ao destino porque foram censuradas, quer pelo campo de trabalhos forçados, ou até mesmo pela entidades portuguesas.
Um livro que me impressionou, não só pelas descrições das condições dos prisioneiros, pelos números de mortos e feridos e também pela inércia do Governo Português.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Este livro parece-me mesmo interessante (não para a fase em que atravesso), mas vou querer ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      É mesmo uma leitura muito rica e interessante. Fazes bem em querer ler o livro ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. OLá Tita
    Este vai direto para a minha wishlist, parece mais interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Fico contente por te ter despertado a curiosidade com o livro. É muito interessante e vale a pena ser lido =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar