quinta-feira, 22 de junho de 2017

Nem Todas As Baleias Voam: Afonso Cruz


Nem Todas As Baleias Voam
Título: Nem Todas As Baleias Voam
Autor: Afonso Cruz
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Pegando no projecto americano Jazz Ambassadors, que pretendi mostrar que os EUA não eram racistas e passar mensagens através da música Jazz, Afonso Cruz criou uma história de um grande amor, com toques de policiais/thriller.
Erik Gould é um músico Jazz, super apaixonado pela sua mulher Natasha e que é observado pela CIA, pois julgam que é a pessoa indicada para fazer parte do projecto Jazz Ambassadors.
Tal além de Erik, conhecemos Tristan, filho do casal, um rapaz que vive com a morte de perto e consegue visualizar todas as emoções. E reencontramos ainda Isaac Dresner, um dos personagens de "A Boneca de Kokoschka".
É sempre uma tarefa difícil escrever a minha opinião sobre um livro de Afonso Cruz, pois sinto que me repito, além de que são sempre histórias mais peculiares.
Primeiro que tudo, gostaria de salientar que o projecto Jazz Ambassadors foi mesmo, um projecto real por parte dos EUA. Confesso que desconhecia tal projecto.
Quanto ao próprio livro/história, gostei da parte thriller/policial, onde temos acesso aos relatórios sobre Erik Gould, e aos capítulos focados no Escritor. No entanto, a outra parte da história centrada em Erik, Tristan e Dresner, não me conseguiu prender o suficiente, apesar de ter gostado muito da ideia da caixa de sapatos.
Sim, a escrita de Afonso de Cruz é belíssima, e encontramos neste livro, várias passagens bonitas. Mas, não consegui sentir ligação e emoção com a história e as próprias personagens. (Algo que também já me tinha acontecido com o livro Flores)
Não sei se o terei lido na altura errada mas não me conquistou como esperava.

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Sim compreendo perfeitamente o que dizes. Mas a escrita do Afonso Crz é muito boa mesmo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sem dúvida. Gosto muito da escrita de Afonso Cruz mas realmente, em termos de história, não me cativou.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar