sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Grande Manuscrito: Zoran Živković


O Grande Manuscrito (Dejan Lukić #2)

Título: O Grande Manuscrito (Dejan Lukić #2)
Autor: Zoran Živković
Editora: Cavalo de Ferro
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Depois de ter lido Biblioteca e de ter ficado completamente encantada com a escrita do escritor, resolvi trazer o outro livro que existia na minha biblioteca.
O nosso protagonista é Dejan Lukic, um inspector da polícia mas um reconhecido amante de livros e é destacado para um caso de uma reputada escritora, que está prestes a terminar o meu novo livro policial, que subitamente desaparece do seu apartamento, deixando-o fechado à chave pelo lado de dentro.
Antes de avançar, tenho que referir que este é o segundo livro de uma duologia de "Dejan Lukić", cujo primeiro volume é "O Último Livro". O que significa que já "troquei" a ordem de leitura (mas, felizmente, o primeiro livro existe numa outra biblioteca da rede), e foram várias as referências a acontecimentos passados. É certo que o autor faz pequenas contextualizações desses acontecimentos mas, tendo em conta, o tipo de história não fo muito fácil seguir todas as questões.
Foi uma boa leitura, muito à conta da escrita mas confesso que me senti algo perdida na história, talvez porque não tivesse à espera de uma história algo surreal. O autor criou uma história de crime e mistério, em que os livros têm um papel muito preponderante, e onde são vários os acontecimentos estranhos.
É uma história bem misteriosa, com livros e escritores, marcada por um tom surreal, com realidades que se misturam.
Apesar de não ter gostado tanto de O Grande Manuscrito como de Biblioteca, vou querer ler mais do autor, nomeadamente O Último Livro.

2 comentários:

  1. Olá Tita,
    Fico contente por estares a gostar deste autor. Também gosto muito.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sem dúvida. A escrita do autor vale muito a pena!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar