sexta-feira, 21 de julho de 2017

Livro e Filme: Para a Minha Irmã

Livro

Para a Minha Irmã
Título: Para a Minha Irmã
Autor: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Li este livro para o projecto da Dora, Isa e Elisa, #anocomjodi e posso-vos dizer que foi uma leitura conjunta muito interessante e produtiva.

Uma vez mais, Jodi Picoult pega num tema polémico e que tem muito por onde discutir. Anna é uma adolescente de 13 anos que decide instaurar um processo legal para requerer a emancipação médica. E porquê? Porque a sua irmã Kate tem uma forma grave de leucemia e precisa de um transplante de rim. No entanto, desde o seu nascimento, que Anna é a "salvadora" da irmã pois foi geneticamente seleccionada para ser perfeitamente compatível com Kate.
A história agarrou-me logo de início pois, tal como disse, é um tema polémico. O facto de a narração ir saltitando entre diferentes narradores, permite-nos ficar a conhecer, mais a fundo, quer a história, quer os sentimentos de cada um. No entanto, não temos acesso, em primeira mão, aos pensamentos de Kate e, tanto eu como as minhas companheiras de leituras, sentimos faltava do seu ponto de vista. Mas, chegada ao final, percebo a intenção da autora.
Foi muito fácil, logo de início, sentir a "dor" de Anna, que tal como Jesse, o seu irmão mais velho, acabam por se sentir algo "desligados" dos pais, nomeadamente de Sara, a mãe. E sim, não gostei do comportamento de Sara. Eu compreendo que uma mãe (ou pai) queira fazer o possível e impossível para salvar um filho mas custou-me muito ver certas atitudes referentes a Anna e a Jesse, em detrimento de Kate. Quanto a Brian, posso-vos dizer que foi uma personagem que me surpreendeu bastante.

Estava preparada para atribuir uma classificação muito elevada a este livro mas a parte final irritou-me tanto e deixou-me tão frustrada que, nem fui capaz de me emocionar. A sério, Jodi Picoult, que raio de final foi aquele? Não, não gostei!

E além disso, a história teve alguns "enche-chouriços" que eram desnecessários e não trouxeram nenhuma mais-valia para a história principal, como é o caso dos passados de Campbell e de Júlia. E o "mistério" em torno do Juiz,, o cão de serviço de Campbell? Eu percebo a mensagem de não controlo do corpo mas, a sério, era preciso fazer tantas vezes o mesmo tipo de conversa? E tanto secretismo?

Posso estar a ser muito injusta para com o livro pois, a verdade, é que a história deixou-me sempre muito entusiasmada e ansiosa para saber o que acontecia de seguida. Tal como as questões éticas e morais que nos fazem pensar. Mas, realmente, o final deixou-me um sabor muito mas muito amargo.


Filme

Ficha no  IMDb aqui

São muitas as diferenças entre livro e filme mas a maior, é mesmo o final. Totalmente diferente do final do livro mas, muito sinceramente, prefiro o final do filme.
Tal como referi, foram muitas as diferenças. Desde a omissão de uma personagem, a alterações de cenas, idades diferentes, alteração de sexo de uma personagem, mudança na relação familiar entre Sara e a sua irmã. Mas também, a falta de profundidade e de relação entre as personagens. No livro, nota-se mais a garra e a preferência de Sara em favor de Kate, tal como também suavizaram toda a vida problemática de Jesse.
O filme,e apesar de eu preferir o final dele, em comparação ao livro, é inferior e mais superficial.

8 comentários:

  1. Eu gostei do filme, mas concordo contigo é muito superficial e atenua o drama do livro :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se só tivesse visto o filme sem ler o livro, até não o teria achado tão superficial. Mas comparando com o drama com livro, fica aquém.

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Que pena que sentiste isso. Os livros por vezes fazem isso.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Acho que, à medida que ia lendo, fui criando cada vez mais expectativas e depois, pfff, senti-me tão enganada com o final. São coisas que, de vez em quando, acontecem.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei logo rendida. Até o usei para um trabalho de filosofia na altura eheh.
    No entanto percebo completamente o que dizes em relação ao final. Também fiquei muito chateada. É verdade que adoro a autora, mas acho que, no geral, os finais dos seus livros são pouco satisfatórios.
    Quando vi o filme fiquei muito chateada, alteraram tanta coisa! A única que realmente ficou melhor foi o final.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      O tema é realmente muito interessante e bom para "discussões" mas o final é, como dizes, pouco satisfatório. Senti-me enganada pela autora e que me tinha feito perder tempo e fiquei tão mas tão irritada que tive vontade de atirar o livro contra a parede.
      Oh sim, o filme tem mesmo muitas alterações e lá está, também só gostei do final.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Não estava a pensar ler o livro, pois raramente vou ler o livro de um filme que já vi, mas agora fiquei curiosa com o livro e um dia hei-de ler para ver a história noutra perspectiva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostaste do filme, Liliana, então acho que vais gostar ainda mais do livro. Tem muito mais desenvolvimento e aborda a questão mais a fundo. Depois vou querer saber qual é o final que preferes ;)

      Eliminar