terça-feira, 19 de setembro de 2017

Série: The Handmaid's Tale


Ficha do IMBd aqui


Esta é uma série que tem sido muito falada e, tendo eu já lido o livro (opinião aqui) e visto o filme de 1990 (opinião aqui), tinha também que ver esta nova adaptação.

Gileade, que outrora pertenceu aos EUA, é um estado totalitário, com fortes bases católicas e conservadoras, e onde a maioria das mulheres são estéreis, e as mulheres que ainda são férteis são "treinadas" para servas. Estas servas são mantidas em casa de casais oficiais para terem relações com os homens, os Comandantes, numa determinada cerimónia, com o objetivo de engravidarem e os bebés serem criados por esse casal e para depois a serva ser colocada numa outra casa.

Nesta nova sociedade, as servas perdem a sua identidade e vida, passando a ser designadas sempre como Of e o nome do seu comandante. No caso da nossa protagonista, Elizabeth Moss é Offred pois é a serva do Comandante Fred Waterford e da sua esposa Serena Joy Waterford.

Apesar de algumas diferenças entre livro e série, posso-vos dizer que gostei muito mais da série. É muito mais completa, pois temos acesso não apenas à visão de Offred mas das outras personagens que a rodeiam. Torna a história muito mais profunda, claustrofóbica,  muito mais revoltante, mexendo com os nossos sentimentos e emoções.
Mostra-nos como é perigoso ter gente fanática no poder, como gente fundamentalista pode tornar infernal a vida dos outros. Como é assustador as mulheres perderem todos os direitos.

Uma série que vale muito a pena ser vista, não só pela história, tão assustadoramente real, como pelas belíssimas interpretações de todos os personagens!
Absolutamente arrepiante!

13 comentários:

  1. Ah....vês, afinal escreves coisas sem ser de livros. =P E esta série é realmente um "prazer"...é tão tão boa. A realização é fantástica, a fotografia maravilhosa e a Elisabeth Moss perfeita...não desfazendo das outras interpretações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Olga =)
      A série é fenomenal! Adorei! E mereceu todos os prémios que ganhou!

      Eliminar
  2. Olá, Tita,
    Tenho mesmo de a ver :D oiço falar tão bem dela...

    beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Su,
      Sim, vê pois desconfio que também vais adorar!
      É mesmo uma série excelente!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Li o livro há uns bons anos, tenho mesmo de pegar nesta série! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ainda vais gostar mais da série. Apesar de ter umas ligeiras alterações, consegue ter uma história muito mais completa pois temos mais informações sobre as outras personagens do que apenas o ponto de vista da Offred.
      Fico à espera da tua opinião ;)

      Eliminar
  4. Já me convenceste! Lá vou eu ver mais esta heheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê! Vê! É mesmo excelente e desconfio que vais gostar muito ;)

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Também tenho ouvido maravilhas desta história. Mas com a tua opinião acho que vou só ver a série,e passar a leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, vê a série pois acredito que não te vais arrepender! Está mesmo excelente!
      Beijinhos

      Eliminar