quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Árvore das Mentiras: Frances Hardinge


A Árvore das Mentiras
Título: A Árvore das Mentiras
Autor: Frances Hardinge
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Já tinha ficado muito curiosa com este livro depois de ter ouvido a opinião da Elsa e agora, com os vários projectos de Outubro, surgiu a ocasião perfeita para o ler.

A história é narrada por Faith, uma adolescente de 14 anos, que juntamente com a sua família - pai, mãe, irmão mais novo e tio - se muda para a ilha de Vane, porque o seu pai vai participar numa escavação. O pai de Faith é reverendo mas também um cientista de renome mas, no início do livro, percebemos que o seu bom nome foi manchado e a menina, que o adora, quer tentar descobrir o que se passou.
O pai de Faith tenta também esconder uma misteriosa planta que se alimenta de mentiras e, pouco tempo depois, é encontrado morto. Faith decide então investigar e descobrir a verdade.
Gostei muito do ambiente, mais sombrio e gótico, afinal de contas a narrativa desenrola-se durante a segunda metade do século XIX, e marcada pelo papel das mulheres na sociedade Vitoriana, onde é sempre identificada como inferior aos homens, a discriminação e o preconceito. As teorias de que os homens são mais inteligentes do que as mulheres porque as suas cabeças são maiores.
Temos também algumas trocas de ideias por causa da origem e evolução das espécies, onde a autora abordou quer as questões científicas (é referido o livro da Darwin) mas também a teoria religiosa. No entanto, senti que as duas teorias poderiam ter sido mais exploradas.
Achei também muito interessante a construção da árvore das mentiras. Como as mentiras são crescendo, como vão ganhando importância, como nos podem transformar mas também as suas consequências.
Foi uma leitura muito fluída e interessante, que me manteve sempre agarrada para descobrir o mistério em torno da morte do pai de Faith, como também para saber o que iria acontecer à árvore.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    Não conhecia de todo, mas parece muito interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Foi editado há uns 2 ou 3 meses pela Presença ;) Se puderes, dá-lhe uma oportunidade, tem uma boa história.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Parece um livro que até vá gostar. Um dia leio ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim, acho que este livro tem os ingredientes certos para gostares ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar